Iliada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A quantidade de personagens da epopéia é enorme; uma estimativa conservadora chegaria a duas ou três centenas, pelo menos, entre deuses,heróis, mulheres e participantes incidentais (muitos sem nome).
A lista a seguir contempla apenas os personagens mais importantes:
Gregos:
AQUILES
Chefe dos mirmidões; filho de Peleu, rei da Ftia, e da nereida Tétis.
AGAMÊMNON
Rei de Micenas; irmãode Menelau.
ÁJAX
Filho de Télamon, rei de Salamina; primo de Aquiles.
ÁJAX
Filho de Oileu, rei dos Lócrios.
ANTÍLOCO
Filho de Nestor, rei de Pilos.
CALCAS
Adivinho que acompanhava os gregos.
DIOMEDES
Rei de Argos; filho de Tideu.
FÊNIX
Preceptor de Aquiles.
IDOMENEU
Rei de Creta, neto de Minos.
MENELAU
Rei de Esparta; ex-marido de Helena, irmão de Agamêmnon.
NESTOR
Rei de Pilos; pai deAntíloco.
ODISSEU
Rei de Ítaca.
PÁTROCLO
Companheiro de Aquiles.
TEUCRO
Guerreiro de Salamina, irmão de Ájax Telamônio.
Troianos:
ANDRÔMACA
Esposa de Heitor.
CASSANDRA
Filha de Príamo, adivinha.
ENÉIAS
Sobrinho de Príamo, primo de Heitor e de Páris; filho de Anquises e de Afrodite.
GLAUCO
Guerreiro lício, neto de Belerofonte.
HEITOR
Filho mais velho de Príamo, irmão de Páris.HÉCUBA
Esposa de Príamo.
HELENA
Filha de Zeus e de Leda, ex-esposa de Menelau, esposa de Páris.
PÂNDARO
Guerreiro lício.
PÁRIS / ALEXANDRE
Filho de Príamo, irmão de Heitor, marido de Helena.
PRÍAMO
Rei de Tróia, pai de Heitor e de Páris.
SÁRPEDON
Guerreiro lício, filho de Zeus.
Os deuses têm importante participação em todos os episódios do poema e interagiam frequentemente com os personagenshumanos; alguns chegaram ao ponto de lutar em diversas batalhas. Do lado dos gregos, estavam Atena, Hefesto, Hera e Posídon; do lado dos troianos, Afrodite, Apolo, Ártemis e Ares. Zeus trabalhou, em diferentes momentos, a favor dos gregos ou dos troianos.
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0731

Introdução 

A Guerra de Tróia foi um conflito bélico entre aqueus (um dos povosgregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra, que durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.
Causa da guerra

Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Tróia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Tróia). Isto ocorreu quando o príncipetroiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organiza-se um poderoso exército. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Tróia.

A Guerra 

O cerco grego à Tróia durou cerca de 10 anos. Vários soldadosforam mortos, entre eles os heróis gregos Heitor e Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar).

A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua idéia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram edeixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tróia até sua destruição.

Os eventos finais da guerra são contados naobra Ilíada de Homero. Sua outra obra poética, Odisséia, conta o retorno do guerreiro Odisseu e seus soldados à ilha de Ítaca.

Mito ou fato histórico?

Durante muitos séculos, acreditava-se que a Guerra de Tróia fosse apenas mais um dos mitos da mitologia grega. Porém, com a descoberta e estudo de um sítio arqueológico na Turquia, pode-se comprovar que este importante fato...
tracking img