Igreja universal do reino de deus (iurd) na produção formas específicas de atuação junto ao gênero feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Por meio desta pesquisa, visa-se analisar a ação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na produção de formas específicas de atuação junto ao gênero feminino.
Analisam-se nesta pesquisa as mensagens divulgadas pela IURD via site. Mais especificamente, as mensagens contidas no canal mulher[1], portal virtual mantido por essa denominação religiosa, voltado ao gênerofeminino.
Gênero, nesta pesquisa, foi concebido como uma construção social, que serve em nossa sociedade como base para valorizar as diferenças anatômicas, em geral, positivamente quando se trata do gênero masculino, e negativamente do gênero feminino. Essa distinção seria vazia de significado caso a construção de gênero não tivesse caminhado para isso. Portanto, se por meio da diferença, construímoshierarquias geradoras de desigualdades, isso é um ato puramente social. (AUAD, 2004)
A pesquisa parte deste ponto para pensar como a IURD (que em nossa hipótese não é destoante dessa realidade social) está inserida nessa lógica, logo, se vale dessas construções. Será feito um esforço, neste trabalho, de mostrar se essa instituição faz uma tentativa de separação entre feminino e masculino,fundamentada numa relação assimétrica. Intenta-se, dessa forma, relativizar um possível discurso que naturaliza as desigualdades de gênero, com base numa suposta “natureza” masculina e feminina.
A IURD foi fundada no Rio de Janeiro em 1977, por Edir Macedo, e é considerada a terceira onda[2] do movimento pentecostalista no Brasil. A história pentecostalismo no Brasil, o nascimento da IURD e suaatuação midiática, serão abordados no primeiro capítulo deste relatório final, com finalidade de contextualizar o leitor acerca da atuação dessa denominação religiosa.
Dentre os fatores que motivaram a formulação e o desenvolvimento desta pesquisa, pode-se citar o fato da grande participação feminina dentro dessa instituição. Segundo os dados do censo demográfico do IBGE de 2000, é possível verificarque na IURD a participação feminina é consideravelmente superior à masculina. Aproximadamente 62% e 38% respectivamente.[3] O crescimento dessa instituição, a adaptação dos discursos religiosos a práticas contemporâneas e a inserção deles em vários os meios de comunicação (rádio, tv, Internet, jornal, revistas) são outras questões que também motivaram o desenvolvimento desta pesquisa.
Para finsanalíticos, que serão abordados no segundo capítulo, adotaram-se os pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu acerca da sua concepção de violência simbólica e dominação masculina. A violência simbólica é exercida essencialmente por vias simbólicas de comunicação. A dominação masculina é “legitimada” principalmente por instituições como a Igreja.
Estabelecidos os fundamentos teóricos, cabe, noterceiro capítulo, apresentar informações sobre o corpus a ser analisado à luz desses fundamentos e, também, a metodologia da análise. A metodologia a ser seguida na análise decorre evidentemente da fundamentação teórica. E por meio dessa analise, o objetivo foi averiguar como é feita caracterização do gênero feminino sob a ótica da IURD.



1 O PENTECOSTALISMO NO BRASIL

Nesta pesquisa, aabordagem histórica do pentecostalismo no Brasil e da IURD é necessária para uma melhor compreensão das características gerais e particulares desse movimento religioso e dessa instituição. Será feito também um panorama da atuação da IURD na mídia, o que é fundamental, pois na pesquisa serão analisadas as mensagens religiosas endereçadas ao gênero feminino via Internet.
O pentecostalismo noBrasil é um movimento religioso heterogêneo, havendo diferenças doutrinárias, institucionais e de formas de ação evangelizadoras. A demarcação desse movimento em três ondas[4] é uma forma de sistematizar, em cada uma das fases, as características que são comuns ou não, às instituições religiosas pertencentes a cada uma das ondas. Mas exatamente pelo caráter heterogêneo, a classificação tem sido...
tracking img