[pic]PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Faculdade de Fisioterapia


TRABALHO INTERDISCIPLINAR
-Posicionamento-



Alunos: Alexandre FerrariMichelle Antunes



Período/Turno: 9º tarde



Belo Horizonte, 2007.





A IMPORTÂNCIA DO POSICIONAMENTO ADEQUADO EM PACIENTES GRAVES

INTRODUÇÃO

Partindo do princípio de que o cuidardo corpo humano exige, necessariamente, um olhar para a dimensão do corpo em todos os aspectos, torna-se imprescindível, para os profissionais que atuam diretamente com o paciente, uma maiorconscientização acerca do importante papel que desempenhamos ao interferir no processo de reabilitação e na melhora da qualidade de vida do paciente. Diante disto, a nossa abordagem será a respeito doposicionamento adequado, visando assim a melhoria na qualidade de vida do paciente, além da diminuição do tempo de internação, no favorecimento da melhora da circulação sanguínea (diminuindo os riscos deúlcera de pressão) e na prevenção de contraturas e deformidades.
Os perigos do repouso no leito têm sido muito discutidos nas últimas décadas. Entre os efeitos adversos desse repouso prolongadopodem ser observados: diminuição do metabolismo basal, diminuição da força, do tônus e do tamanho dos músculos; vícios posturais; constipação; maior suscetibilidade às infecções pulmonares e dotrato urinário; problemas circulatórios, tais como tromboses e embolias. Esse processo afeta também os ossos e a pele (1).
Na tentativa de diminuir esses malefícios, a introdução de exercícios emudanças no posicionamento vem contribuindo para a melhora do paciente. Eles aumentam a força, o tônus e o tamanho dos músculos; melhoram a eficiência do trabalho do coração; proporcionam uma maiortolerância aos esforços, maior eficiência do aparelho respiratório; aumento dos níveis de hemoglobina no sangue; queda da pressão arterial; diminuição dos depósitos de gordura e diminuição dos níveis de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Posicionamento do paciente no leito. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Do-Paciente-No-Leito/285142.html

MLA

"Posicionamento do paciente no leito" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Do-Paciente-No-Leito/285142.html>.

MLA 7

"Posicionamento do paciente no leito." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Do-Paciente-No-Leito/285142.html>.

CHICAGO

"Posicionamento do paciente no leito." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Posicionamento-Do-Paciente-No-Leito/285142.html.