Ied questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário I
1) Qual o significado do direito na vida cotidiana das pessoas? Explique.
Na vida cotidiana realizamos com freqüência atos e nos encontramos em certas situações que nos colocam em contato com o direito. Assim, ao subir num ônibus, entrar numa sessão de cinema, comprar uma revista, comprar num supermercado e etc. são atos que tem uma transcendência jurídica que nãoreparamos, pois podemos exigir que o ônibus nos leve ao local de destino em seu trajeto; entrar na sala de projeção para assistir o espetáculo; que adquirimos a propriedade da revista e deixamos o dinheiro que pagamos. Outros são mais manifestos, como no caso de um furto, a reclamação perante a polícia; compramos um imóvel financiando, sabemos que devemos pagar contraindo uma dívida, e quepoderemos ser demandados pelo não pagamento; uma multa no desrespeito a um sinal de transito e etc. Para tanto, a existência de uma norma se presta a dar suporte jurídico aos fatos acima citados e a todos os demais que nos coloca em contato com o direito.
Na vida cotidiana realizamos com frequência atos e nos encontramos em certas situações que nos colocam em contato com o direito. Assim, ao subir numônibus, entrar numa sessão de cinema, comprar uma revista, comprar num supermercado, dentre outros, são atos que tem uma transcendência jurídica que não reparamos, pois podemos exigir que o ônibus nos leve ao local de destino em seu trajeto; entrar na sala de projeção para assistir um espetáculo; que adquirimos a propriedade da revista e deixamos o dinheiro que pagamos. Outros são mais manifestos,como no caso de um furto, a reclamação perante a polícia; compramos um imóvel financiado, sabemos que devemos pagar contraindo uma dívida, e que poderemos ser demandados pelo não pagamento; uma multa no desrespeito a um sinal de transito. Para tanto, a existência de uma norma se presta a dar suporte jurídico aos fatos acima citados e a todos os demais que nos coloca em contato com o direito.2) Estabeleça um conceito de direito e explique?
O direito segundo Aristóteles pode ser definido como “O conjunto de regras e métodos, partindo da natureza do homem, principalmente a razão, atributo essencial daquele, que permitem a instalação da justiça nas relações sociais”.
Direito é sinônimo de correto, de justo, de igualdade. O Direito é abstrato, assim tendo vários significados. O Direitocomo arte procura melhorar as condições sociais, estabelecendo regras justas e que coloquem a sociedade “dentro do prumo”.
O Direito como ciência, estuda a compreensão das normas postas pelo Estado ou pelos valores do homem. Porém não se limita só a classificação e estudo das regras, mas tem como objetivo analisar e estabelecer princípios para os fenômenos sociais.
3) Quais os pressupostosfundamentais do direito? Para que servem?
Dessa forma devemos visualizar o estudo do direito sob os seguintes aspectos e pressupostos:
a) O Direito ao sentido de introdução: Tem por objetivo dar ao iniciante na ciência jurídica, as noções e os princípios jurídicos fundamentais, indispensáveis ao raciocínio jurídico, através conhecimentos voltados para a sociologia, a história e a filosofia, quesão necessárias para compreensão do direito num sentido amplo.
b) O ensino do Direito sob aspecto da técnica jurídica: características como área especifica do conhecimento, o direito necessita sempre de uma autonomia ante suas indagações gerais e a posição enciclopédica que está situado (área de conhecimento), pois para explicar a ciência jurídica se utiliza de outra ciências que detémafinidade e ainda, toda fonte que envolve o ser humano.
c) O Direito como perfil de conhecimento jurídico: Serve para se aprofundar juridicamente nos assuntos relacionados ao direito.
d) O Direito como ciência: Serve para estudar mais profundamente o direito e suas ciências afins.
e) O Direito e as ciências afins: É o direito também com base em outras ciências como: Sociologia; Economia, etc.
f)...
tracking img