Idh e indicadores sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
* Definição de IDH__________________________________________________2
* Como calcular o IDH________________________________________________4
* Vantagens do IDH_________________________________________________6
* Problemas do IDH_________________________________________________7
* IDH – melhores e piores índices do mundo_______________________________8
* Brasil –IDH, indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico e distribuição de renda.________________________________________________________10
* Conclusão___________________________________________________

____17
* Bibliografia________________________________________________

_______18

Definição
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa elaborada pelo Programadas Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB(PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc. O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vemsendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.
Critérios de avaliação:
A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões:
* Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer
* O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade
* Um padrão de vida decente: PIB (PPC) per capita
Até2009, o IDH usava os três índices seguintes como critério de avaliação:
* Índice de educação: Para avaliar a dimensão da educação o cálculo do IDH considera dois indicadores. O primeiro, com peso dois, é a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade — na maioria dos países, uma criança já concluiu o primeiro ciclo de estudos (no Brasil, o Ensino Fundamental) antes dessa idade.Por isso a medição do analfabetismo se dá, tradicionalmente a partir dos 15 anos. O segundo indicador é a taxa de escolarização: somatório das pessoas, independentemente da idade, matriculadas em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior, dividido pelo total de pessoas entre 7 e 22 anos da localidade. Também entram na contagem os alunos supletivo, de classes de aceleração e depós-graduação universitária.
* Longevidade: O item longevidade é avaliado considerando a expectativa de vida ao nascer. Esse indicador mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver. Reflete as condições de saúde e de salubridade no local, já que o cálculo da expectativa de vida é fortemente influenciado pelo número de mortes precoces.

*Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita (por pessoa) do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.
Este índice oscila entre 1 (o menor dado possivel) e 0 (o pior possivel).
Os países se classificam segundo seu IDH em três grupos:
- Países comdesenvolvimento humano alto: com valores de IDH maioresou igual a 0,800.
- Países com desenvolvimento humano médio: com valores entre 0,500 e 0,799.
- Países com desenvolvimento humano baixo: com valores inferiores a 0,500.

Como calcular o IDH
Antiga
Até 2009, para calcular o IDH de uma localidade, fazia-se a seguinte média aritmética:
* (onde L = Longevidade, E = Educação e R =...
tracking img