Sistema de indicadores - idh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de indicadores - IDH



























Rio de Janeiro

2011



SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Metodologia 3
3. Dimensões do IDH 4
3.1. Educação 4
3.2. Longevidade 4
3.3. Renda 5
4. Vantagens e desvantagens do IDH 5










































Sistema de Indicadores – IDHIntrodução



O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi idealizado por Mahbub ul Haq (Paquistão) e Amartya Sen (Índia). Foi publicado em 1990 pela primeira vez, porém foi recalculado para os anos anteriores a partir de 1975. Desde então, o IDH tornou-se um índice-chave dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e é comumente utilizado no Brasil pelo governofederal a fim de avaliar o desenvolvimento de regiões ou municípios. (PNUD,2011)

O IDH foi desenvolvido com o objetivo de ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento. O Censo demográfico é a base de cálculo de todo o IDH, que varia de 0 a 1, quanto mais se aproxima de 1, maior o IDH de um local. (Cavallieri, 2008)

Fatores como aumento da expectativa de vida da população e taxa dealfabetização estão diretamente ligados ao avanço do índice brasileiro. Atualmente o Brasil possui IDH de 0,699, valor considerado alto. No entanto, apesar de nos últimos anos o país ter elevado seu IDH, existem grandes desigualdades sociais e econômicas no país. As disparidades socioeconômicas entre os estados brasileiros são tão grandes que o país apresenta realidades distintas em seuterritório, e se torna irônico classificar o país com alto Índice de Desenvolvimento Humano. (BRASIL ESCOLA,2011)


Metodologia



Até o ano de 2009, o cálculo do IDH era feito através de uma média aritmética entre os índices educacional, de longevidade e de renda:

• IDH = (L + E + R) / 3

Apesar de apresentar grandes carências na educação, o IDH do Brasil é considerado de altodesenvolvimento humano, pois o país apresenta avanços na economia e no âmbito social. Além disso, a expectativa de vida esta crescendo entre a população brasileira, contribuindo para a melhoria do IDH nos últimos anos. (NETO)

O índice calculado em 2010 sofreu mudanças na metodologia, impossibilitando a comparação. Porém o índice foi recalculado para que fosse possível a comparação. (PNUD, 2011).A principal mudança foi a substituição do PIB (Produto Interno Bruto) pela Renda Nacional no cálculo do índice. Outra mudança foi a substituição do índice de alfabetização da população de um país pelos anos médios de estudo. (PNUD,2011)

Atualmente o cálculo do IDH é feito através de uma média geométrica entre os índices educacional, de longevidade e de renda:

• IDH = 1/3^(L * E* R)


Dimensões do IDH



O IDH é dividido igualmente em três dimensões: educação, renda e longevidade. O IDH educação é composto por dois indicadores: taxa de alfabetização e a taxa bruta de freqüência escolar. O IDH renda inclui apenas um indicador: renda per capita. O IDH longevidade inclui a esperança de vida ao nascer. (PNUD, 2011)


4 Educação



A dimensão educacionalavalia dois indicadores a fim de medir o acesso à educação: a porcentagem de pessoas alfabetizadas entre os moradores com mais de 15 anos de idade daquele lugar (com peso dois no cálculo final) e a taxa de freqüência bruta a salas de aula (peso um). Tratando-se de país, a taxa de matrícula é um indicador bastante eficaz, pois consegue absorver a real situação educacional do país, já em regiõesmenores, como municípios, esse indicador não é tão eficaz, pois podem existir estudantes que estudam em uma cidade e moram em outra, alterando o indicador das taxas de matrícula. Com isso, surgiu a opção de se usar o indicador por freqüência em sala de aula, pois é baseado em dados censitários e é mais fácil mensurá-lo. (PNUD, 2011)

Outro critério de avaliação da educação é o percentual de...
tracking img