Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 93 (23007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE TODO CIDADÃO PRECISA SABER SOBRE

I D E O L O G I A

Ciro Marcondes Filho


I. INTRODUÇÃO


Para entender melhor o que significa ideologia, como ela aparece e como a praticamos diariamente, vou fazer uma exposição de forma ilustrada. Três personagens acompanharão nossa exposição. Parece um pouco estranho, mas tentarei fazer que, à medida que o leitor acompanhe a história dospersonagens, entenda também como se forma esse conjunto de idéias, valores, intenções, aspirações na cabeça das pessoas, o qual leva o nome de IDEOLOGIA.
Os tipos representados por nossos três personagens pertencem à nossa vida diária, podemos identificá-los claramente e, inclusive, às vezes, identificarmo-nos com eles. São alguns tipos sociais que fazem parte do nosso cotidiano, bem como davida social mais ampla. Na próxima parte, farei uma pequena apresentação de como a palavra foi usada desde que surgiu até hoje, quais foram as modificações que sofreu e o que é hoje entendido por ideologia. Terminando a 2ª parte, vou retornar aos nossos personagens e então mostrar como a ideologia atua nos casos do trabalhador João, da professora Teresa e do pintor Luís. Como a ideologia participada vida cotidiana, como influencia e atua nas pessoas em todos os ramos de atividade.


1º PERSONAGEM — O OPERÁRIO JOÃO
É trabalhador da construção civil, jovem, solteiro, de aproximadamente 20 anos de idade, que veio do Nordeste há pouco tentar a vida no Sul. Embora tenha começado nesse tipo de emprego como operário da indústria de construção e viva de uma forma ainda muito precária em umacasinha na periferia da cidade, João aspira a uma outra vida.
Ele tem vários amigos em São Paulo e através deles passou a conhecer um pouco mais do modo de vida daqueles que ganham melhor e vivem com mais conforto. Por isso, nosso jovem João não é um operário típico de obras. Ainda que precise trabalhar muito, levantar cedo, terminar o dia “morto de cansaço’, pegar ônibus cheio e em casa só tervontade de dormir, João sonha com uma outra vida. Às vezes imagina-se numa bela casa, tendo tempo de sobra para descansar, passear, ver televisão ou ir à praia. Além disso, João tem também outro desejo: ele gostaria de se casar com Maria.
Maria é namorada de João. João conseguiu, a duras penas, comprar um anel para dar de presente a Maria no seu aniversário. Os sonhos de João incluem Maria.Com ela ele pretende ter uma vida, uma residência, um lar decente, João imagina uma casa grande, bonita, cheia de móveis como os que viu na loja perto de onde trabalha. A casa deverá ser para João a prova de que ele “conseguiu vencer”. Lá estarão, além dos móveis, enfeites e peças de decoração, que confirmarão que João não foi mais um dos nordestinos que veio e nada conseguiu aqui. Mais ainda, Joãoimagina, daqui a alguns anos, quando estiver um pouco melhor na vida, ter um negócio próprio. Talvez uma firma de material de construção.
Fundamentalmente, João quer ter coisas. Ele sabe que usando coisas, podendo mostrá-las aos outros, ele se sentirá melhor. Um dia, quando voltar à sua terra, se ele puder ir com um carro, uma roupa boa. e objetos de qualidade, ele poderá demonstrar aos demaisque “subiu na vida”. Para isso é preciso dinheiro. João acredita — não só ele, como também os demais colegas — que o dinheiro fará de fato que ele possa realizar esses sonhos. O importante é poder mostrar essas coisas aos outros, mostrar que pôde comprar tudo isso.
O que João não entende muito bem é que, para subir na vida, para passar para uma camada social melhor, para ganhar mais dinheiro,não basta apenas trabalhar. É preciso outras coisas, outros mecanismos agem para isso e a sociedade não facilita muito às pessoas para que subam na vida. Ele sabe de alguns exemplos de pessoas que se fizeram por si mesmas, e esses exemplos marcam muito claramente a imaginação de João, que acha que também um dia poderá, como os outros que se fizeram por si mesmos, tornar-se uma pessoa muito rica,...
tracking img