Identificando seita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO IDENTIFICAR UMA SEITA


I – INTRODUÇÃO

Todo ser humano tem a liberdade de escolher a religião que desejar e também mudar de religião como e quando quiser. Todas as pessoas têm o livre-arbítrio, o direito de escolha (Js 24:15). Porém, isto não quer dizer que todas as religiões sejam boas.
Na época de Jesus existiam grupos religiosos como os saduceus (At 5:17), os fariseus(At 15:5) os quais possuíam crenças diferentes (At 23:8). O Senhor Jesus chamou-os de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de víboras (Mt 23:13,15,33), mostrando, desta forma, que não concordava com a ideia de que todos os caminhos levam a Deus.
Os apóstolos agiram da mesma maneira e não permitiram que as falsas religiões, as heresias, os falsos ensinos penetrassem na igreja.Tanto o Senhor Jesus como os apóstolos trabalharam incansavelmente contra as heresias de seu tempo.
Hoje não é diferente; vivemos num mundo cheio de religiões e seitas falsas que arrastam milhares de pessoas. Pensam estar fazendo a vontade de Deus, mas não estão. A igreja do Senhor Jesus precisa estar atenta e trabalhar firme no combate as heresias, não permitir que falsos ensinos adentremno seu seio e preservar a sã doutrina da Palavra de Deus batalhando diligentemente pela fé que lhe foi dada (Jd 3).
As seitas são uma ameaça e um problema para a igreja. Elas existem desde o princípio do Cristianismo e trabalham para o combate da fé cristã.
Quando uma pessoa cai nas malhas das seitas, ela se torna um problema para as igrejas, para a sociedade e para a família. Porisso, o combate às seitas e heresias ocupa um terço do Novo Testamento e é trabalho da igreja atual.


II – DEFINIÇÃO DOS TERMOS: SEITA E HERESIA

A palavra seita vem do grego háiresis = escola, partido, grupo. Inicialmente não tinha caráter pejorativo (At 15:5; 24:5,14). Posteriormente, passou a ter um sentido negativo (Gl 5:19-21).


Pode designar um subgrupo de indivíduos dentrode alguma religião organizada (sentido positivo).

Em sua definição teológica seita quer dizer “Um grupo de pessoas reunidas em torno de uma interpretação particular da Bíblia, caracterizando-se por distorções do cristianismo ortodoxo no que diz respeito às doutrinas centrais da fé cristã.”.


A palavra heresia também vem do grego háiresis = corrente de pensamento, escola, grupo,facção, escolha. Originalmente, designava qualquer escolha (má ou boa).
No recinto do cristianismo primitivo, indicava a negação do evangelho pregado pelos apóstolos (2 Pe 2:1; 2 Co 11:3,4; Gl 1:8).
Em sua definição teológica heresia quer dizer o contrário de ortodoxia (doutrina, opinião ou crença correta)


Quando aplicada a uma doutrina, háiresis é definida como heresia,uma crença falsa ou distorção da verdade. Quando aplicada a um grupo, é traduzida por seita.

III – O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE AS SEITAS

• Falsos Profetas – Mt 7:15; 24:11
• Falsos Cristos – Mc 13:22
• Falsos Apóstolos – 2 Co 11:13
• Falsos Mestres – 2 Pe 2:1,2
• Falsos Ministros – 2 Co 11:14,15


IV – A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO


Defesa Própria (Tt 1:9) –Muitas seitas e organizações religiosas preparam seus adeptos para conquistarem outras pessoas. Existem aquelas que são especializadas em tratar com evangélicos (Ex: Adventistas, Testemunhas de Jeová, Unicistas, Congregação Cristã no Brasil, Mórmons, etc) notadamente os novos convertidos. Por isso, os cristãos devem ficar atentos ao que ensinam as várias seitas dos nossos dias e saber a maneira derefutá-las biblicamente.

Ajudar os Outros (2 Tm 2:24-26 ) – Conhecendo o erro em que se encontram os adeptos das seitas, podemos mostrar-lhes a verdade que precisam saber. Dentre os milhares de adeptos de seitas existem pessoas sinceras as quais carecem de libertação e conhecer a Palavra de Deus. São criaturas que precisam conhecer a Jesus. Muitos deles nunca tiveram a oportunidade de...
tracking img