Influencia dos lideres religiosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário:
Introdução: página
Estado Laico: página
Religião e moral: página
Religiões no Brasil:página
Influência religiosa na sociedade: página
Os líderes religiosos mais poderosos da atualidade: página
A religião e a lavagem cerebral: página
Conclusão:página
Referências: página

Influência dos líderes religiosos.
Sociedade, religião e legislação.
Introdução:
Antes de iniciar este trabalho é fundamental ressaltar que vivemos em um Estado laico, com fundamento no art. 19, inciso I da Constituição Federal, que veda o vínculo da União,Estados, Distrito Federal e Municípios com cultos religiosos – salvo quando há interesse público.
Ao longo do processo evolutivo da humanidade, pessoas anulam sua consciência, influenciadas por ideias de “lideres” - que como os sofistas - detêm o dom da persuasão. Do mesmo modo que o pensamento religioso confundiu e impediu o desenvolvimento da ciência, também o desenvolvimento do pensamento morale ético fica castrado e confuso quando a religião se intromete.
Culturalmente o conceito de moral e ética está intrinsicamente ligado às ideias religiosas formando com isso, uma sociedade alienada e desgarrada de conhecimentos científicos.
O que faz com que alguns líderes religiosos tenham tanta influência sobre os fiéis? Um estudo recente da Universidade De Aarhus, na Dinamarca, encontrou aexplicação em um mecanismo cerebral. Os pesquisadores descobriram que duas áreas do cérebro (relacionados a crítica e cautela) ficam menos ativas quando ouvimos o discurso de religiosos com supostos poderes divinos de cura - e isso tanto vale para os fiéis quanto para os céticos.
Para os pesquisadores, “essa força ou dom conferido por graça divina”, que esses religiosos possuem, apontam que ainfluência de uma pessoa sobre a outra está relacionada a noções preconcebidas de autoridade e confiabilidade. Esse mecanismo pode estar presente em outras interações interpessoais, como quando ouvimos a fala dos médicos, pais e líderes políticos.
Essa pesquisa faz conceber a ideia de que os líderes religiosos exercem forte influência manipuladora sobre a sociedade, não só pelo poder de liderança,como também pelos aspectos psicológicos inerentes ao homem que os tornam predispostos a serem dominados.

Estado Laico:
Também conhecido como Estado Secular, o Estado Laico é aquele que não possui uma religião oficial, mantendo-se neutro e imparcial no que se refere aos temas religiosos. Geralmente, o Estado Laico favorece, através de leis e ações, a boa convivência entre os credos ereligiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. Desta forma, no Estado Laico, a princípio, todas as crenças são respeitadas. Não há perseguição religiosa.
O Brasil é um país com Estado Laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja.
Diz o artigo 19: é vedado à união, aos Estados,ao Distrito Federal e aos Municípios:
I- estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou suas representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público...
Ao observarmos o nosso Estado, dito ''laico'', surgirão inúmeras interpretações acerca da verdadeira laicidade no...
tracking img