Identificacao das substancias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de química tratando do tema “Identificação das substâncias”. As substâncias químicas são formadas por elementos químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica.
A substância química pode ser formada por átomos do mesmo elemento químico, como o O2, ou oxigênio, que é chamada substância simples, ou porelementos químicos diversos, como o ácido sulfúrico, H2SO4, chamada substância composta.























































Identificação das substâncias




Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjuntodefinido de propriedades e uma composição química.
O ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade são uma característica de cada substância.
Através destas três características é possível fazer a identificação de uma substância (por comparação com valores de tabelas existentes).
O ponto de fusão de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado sólidopara o estado líquido.
O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso.
Densidade (massa volúmica)
A densidade, d, ou massa volúmica, de um material é igual ao valor da massa de substância por unidade de volume dessa substância.
As substâncias também podem ser inorgânicas (como a água e os sais minerais)ouorgânicas (como a proteína, carboidratos, lipídeos, ácido nucleico e vitaminas).

3 Classificação

A substância que é formada por átomos de um único elemento químico (denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons) é denominada substância simples. Exemplos:
• Ouro: [pic]
• Ferro: [pic]
• Cobre: [pic]• Gás Hidrogênio: [pic]
• Argón: [pic]
Uma substância composta por mais de um elemento químico, numa proporção determinada de átomos, é denominada substância composta. Exemplos:
• Cloreto de Sódio: [pic]
• Água: [pic]
• Metano: [pic]
• Glicose: [pic]
As fórmulas químicas heteronucleares destas substâncias podem apresentar como unidades estruturais compostosmoleculares, no qual a unidade estrutural é a molécula, e compostos iónicos, em que a unidade estrutural é um conjunto de íões positivos e negativos mais simples.
Duas ou mais substâncias agrupadas constituem uma mistura. O leite e o soro caseiro são exemplos de misturas.

4 Sistema

Sistema é uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo.
Sistemahomogêneo, material homogêneo ou matéria homogênea é aquele que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.
Sistema heterogêneo, material heterogêneo ou matéria heterogênea é aquele que não apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.
Fases são as diferentes porções homogêneas, limitadas porsuperfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.
Os sistemas homogêneos são monofásicos ou unifásicos. Os sistemas heterogêneos são polifásicos, podendo ser bifásicos, trifásicos, etc.
Sistemas com n componentes não gasosos, como regra têm n fases. Sistemas com n gases sempre têm uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases.
Um sistema heterogêneo ou éuma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico.
Um sistema homogêneo ou é uma mistura (homogênea) ou é uma substância pura num único estado físico.

5 Mistura e Substância Pura

Mistura é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Pode ser homogênea ou heterogênea, conforme apresente ou não as mesmas...
tracking img