Fichamento a sociedade do orinte proximo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIGRANRIO
CURSO HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA
PROFESSORA: UIARA BARROS
ALUNO: FELIPE DE SOUZA ALVES 2500706

Cardoso, Ciro Flamarion “Sociedades do antigo Oriente próximo”, 4º edição;SP, Ática.

A BAIXA MESOPOTÂMIA

O segundo capítulo do livro “Sociedades do antigo Oriente próximo” apresenta como a região da Baixa Mesopotâmia se desenvolveu até o I Milênio a. C.
A primeiraparte do texto exibe como a população utilizava as cheias dos rios Tigre e Eufrates na agricultura, suas técnicas de irrigação e plantio como também a divisão do trabalho agrícola e artesanal.
Logodepois ele aprofunda nas principais atividades econômicas, apresentando a agricultura como principal atividade, destacando a pecuária, a pesca e artesanato como menos importantes, mas também praticadaspela população.
Na terceira parte Flamarion interpreta as estruturas econômicas e sociais da Baixa Mesopotâmia, expondo uma evolução a partir do III milênio a. C. com novas classes sociais criandouma hierarquia social.

AS FORÇAS PRODUTIVAS

“isto torna imperativo um sistema de diques e barragens de proteção.” (p.32)
Para amenizar a violência das enchentes dos rios Eufrates e Tigre osprodutores agrícolas eram obrigados a construir proteção para as sementes plantadas antes das cheias. Essas obras dependiam do esforço de todo e sua utilização era regulada pela lei.

“O enormeesforço gasto era compensado por um rendimento muito considerável.” (p.34)
Apesar da construção de diques de proteção e canais de irrigação fosse trabalhoso o retorno nas colheitas recompensava, chegavam aobter duas colheitas por ano.

“Um documento de aproximadamente 1700 a. C, que os especialistas chamaram de “Almanaque do Lavrador”, descreve os trabalhos agrícolas.” (p.37)
O texto citado reúneas técnicas de plantio, preparação do campo, quantidade de sementes por metro quadrado é o mais importante o cuidado com a plantação ate a colheita, destaca também a importância de rezas para os...
tracking img