Identidade e autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA PARA MATERNAL, JARDIM I E JARDIM II

ESCOLA WALDORF JARDIM DAS AMORAS

1. Formação Pessoal e Social

Identidade e Autonomia

Objetivos:

O processo de socialização está intimamente ligado com o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Nessas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com osadultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
Esse trabalho tem então como principal objetivo, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e vivenciarem novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis, inseridas num contexto acolhedor e amoroso, onde oeducador torna-se o mais importante integrante do processo, necessitando assim, auto-educar-se continuamente diante de diversas situações.
Essas situações geram a capacidade das crianças de terem confiança em si própria e o fato de sentirem-se aceitas, compreendidas, ouvidas, cuidadas e amadas oferece segurança para a sua formação pessoal e social.


Conteúdos:

Crianças de 2 e 3 anosAs diversas atividades que podem proporcionar a comunicação e expressão dos desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas em que as crianças possam estar inseridas, são atividades de suma importância para o desenvolvimento da individualidade e expressividade. Assim como atividades simples que envolvam o contexto lúdico e de dramatizaçãoque se refiram à iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário; escolha de brinquedos e objetos para brincar, bem como, o devido respeito e cuidado com a manipulação; respeito às regras simples de convívio social, brincadeiras onde meninos e meninas possam participar sem discriminação de sexo; a participação em atividades cotidianas de arrumação e limpeza do seu ambiente;procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal; atitudes de gratidão e respeito na hora da refeição, sempre acompanhado de versos e canções que são citados diariamente, bem como, identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.



Crianças de 4 a 6 anos


Constituem-se atividades que podem ser desenvolvidas a partir do pressuposto deexpressividade própria dos sentimentos e emoções; participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras que socialmente são aceitas somente por um deles; participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros; valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo tendo como modelo o cuidadoem que o educador os manipula; procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal bem como, atitudes de gratidão e respeito na hora da refeição sempre acompanhado de versos e canções que são citados diariamente.


Observação, Registro e Avaliação Formativa


Considera-se que áreas como identidade e autonomia não se avalia e sim, oferece-se situações devivências em que a criança se depara com contextos em que é necessário lançar mão de sua capacidade emocional, ou então, contar com o auxílio amoroso e consciente do educador que está a acompanhando. Dessa forma, antes de avaliar a criança deve-se haver uma reflexão criteriosa sobre as condições que são colocadas diante dela, e acima de tudo, da postura do educador frente a situações de conflito em quesua maturidade e equilíbrio emocional devem estar presentes.
A observação que o educador faz, bem como seus registros pessoais torna-se então, muito mais um instrumento de resgate de algumas situações, com o objetivo de reestruturá-las e/ou modificar o seu próprio comportamento diante delas, do que um instrumento de avaliação da criança propriamente dita. O parâmetro para a avaliação dessa...
tracking img