Identidade profissional: perspectivas dos alunos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Identidade profissional: Perspectivas dos alunos





Sumário:
Introdução....................................................................................................2
Dados coletados..........................................................................................3
Análise dedados.........................................................................................4
Conclusão....................................................................................................5
Bibliografias.................................................................................................6
Planilha de pesquisa em anexo...................................................................6

Introdução
Este trabalho surgeda pesquisa que fizemos com alunos do nível superior na área de serviço social, sobre escolhas profissionais como escolha, na Universidade Anhanguera.
A escolha da área de atuação é o ponto extremo na formação da identidade profissional de cada um e na introdução deste com o mundo produtivo. Então é a temática do trabalho, tendo foco nos alunos do curso EAD em serviço social e suasperspectivas frente ao futuro, inseridos no campo profissional.
O interesse dos alunos pelo EAD é por estarem “num mundo globalizado, onde a tecnologia é elemento preponderante ao processo de sobrevivência humana.” (PEREIRE, José Matias)
Segundo Pereira, “A educação a distância (EAD), na sua essência, é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional”. No mundo moderno, um grande número depessoas faz uso de mais esta ferramenta que a tecnologia nos impõe. “Disponibilizada, em geral, para um grande número de pessoas, essa forma de ensino substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e de organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes”.http://pt.shvoong.com/humanities/1656619-ead-como-forma-inclus%C3%A3o-brasil/
Usando a metodologia qualitativa, seis alunos entrevistados fazem o corpus desta pesquisa. Os dados levantados foram responsáveis pela escolha do sistema de ensino, a profissão, as perspectivas e satisfação na seleção. São tópicos que determinam suas decisões e visualizam suas identidades profissionais.
[...] a formação de identidade requerum processo de reflexão e observação simultâneas, um processo que ocorre em todos os níveis de funcionamento mental e pelo qual o indivíduo se julga à luz daquilo que percebe ser a forma como os outros o julgam, em comparação com eles próprios e com uma tipologia que é significativa para eles. (ERIKSON,1972, p.21)
Num sentido consciente da singularidade individual, um esforço inconsciente paramanter a continuidade da experiência (necessidade de sentir-se único), uma solidariedade para com os ideais de um grupo (necessidade de sentir-se parte de uma cultura). (ERIKSON, 1972, p.208)

Dados coletados
Diante dos dados coletados entre os alunos do EAD, se teve a convicção que todos tinham um parecer semelhante sobre o sistema:
Aluno 6
“Escolhi o sistema EAD por faltade tempo e porque confio nele, pois acredito que a vontade de estudar exija da pessoa.”
Aluno 5
“Por praticidade, possibilitando o estudo em casa em qualquer horário disponível.”
Aluno 4
“Por não haver disponibilidade de tempo e horário livres.”
Aluno 3
“Pela comodidade em estudar em casa.”
Aluno 2
“O EAD permite flexibilidade em relação ao horário.”Aluno 1
“Pela falta de disponibilidade em horário.”
Já na decisão em relação ao curso a seguir (serviço social), tem muito a ver com o perfil, sendo que a profissão visa o projeto de vida, então o autoconhecimento é de grande valia para uma boa escolha a seguir:
Aluno 1
“Por gostar e me identificar com a profissão.”
Aluno 2
“A minha escolha no curso de serviço social...
tracking img