Ideias inatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideias Inatas
Antes de falar sobre alguns dos filósofos que defendiam as perspectivas inatas e aqueles que não defendiam é preciso, em primeiro lugar, conceituar ideias inatas.
Entende-se por ideiasinatas aquelas ideias que já nascem dentro de cada indivíduo, não precisando aprendê-las. Ideias que não necessitam experiências anteriores.
Sabe-se também que o inatismo não se aplica a todas asideias, apenas um tipo específico delas, como a de um Deus Perfeito, da substância pensante e da matéria extensa.
Os exemplos a seguir podem não estar dentro dos parâmetros de ideias inatas específicas,mas servirá para entender melhor do que se trata essas ideias já existentes.

Ex 1:. A ideia de triângulo, dada por sua definição e não por algum triângulo sensível, de certa forma já se encontra noespírito de cada um, que as concebem de forma puramente intelectual, sem necessitar de nada estrangeiro, ou seja, nada externo ou da experiência sensível para descobrir.

Caso o primeiro exemplo nãotenha sido claro, propõe-se o segundo.

Ex 2:. Mesmo sem ter tido contato com um gato antes, dentro de cada um é possível saber suas formas e características. E se um dia chegar a ter uma experiênciasensível e este gato só tiver três patas você saberá que algo está errado, porque normalmente ele teria quatro ao invés de apenas três patas.

Filósofos como Platão, René Descartes, Leibnitz, Sócrates eChomsky acreditavam nas ideias inatas.

Descartes: Não negava que a maioria de nossas ideias que eram formadas a partir da experiência e dependiam da nossa percepção sensível, ou como ele diz, vêm defora, são estrangeiras. Acontece que para ele essas ideias empíricas justamente por dependerem da pouco confiável e enganosa percepção sensível, sempre estão sujeitas à dúvida, são geralmente ideiasconfusas. As ideias que, do ponto de vista da sua formação, podemos considerar nascidas com a nossa mente, ou inatas, são precisamente aquelas que nada indicam que as tenhamos recebido dos sentidos...
tracking img