Idade media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 04 - BAIXA IDADE MÉDIA.

Nesta aula, será analisada a estrutura do Sistema Feudal- seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Também será efetuada uma análise da crise do feudalismo, observando o Renascimento Comercial e Urbano, a formação das Monarquias Nacionais e as crises dos século XIV.

O FEUDALISMO.
I. Origens O feudalismo europeu é resultado da síntese entre asociedade romana em decadência e a sociedade bárbara em evolução. Esta síntese resulta nos chamados fatores estruturais para a formação do feudalismo. Roma contribui para a formação do feudalismo através dos seguintes elementos: a "villa", ou o latifúndio auto-suficiente; o desenvolvimento do colonato, segundo o qual o trabalhador ficava preso à terra; a Igreja Cristã, que se tornará na principalinstituição medieval. A crise romana reforça seu poder político local e consolida o processo de ruralização da economia.

Os Bárbaros contribuem com os seguintes elementos: uma economia centrada nas trocas naturais; o comitatus, instituição que estabelecia uma relação de fidelidade e reciprocidade entre os guerreiros e seus chefes; a prática do chamado benefício ( beneficium ), dando imunidade aoproprietário deste; o direito consuetudinário, isto é, os costumes herdados dos antepassados possuem força de lei.

Além destes elementos estruturais ( internos ), contribuíram também os chamados elementos conjunturais ( externos ) , que foram as Invasões Bárbaras dos séculos VIII ao IX - os normandos e os muçulmanos. Os normandos efetuam um bloqueio do mar Báltico e do mar do Norte e osmuçulmanos realizam o bloqueio do mar Mediterrâneo. Estas invasões aceleram o processo de ruralização européia - em curso desde o século III - acentuando a economia agrária e auto-suficiente. II. Estruturas feudais. ESTRUTURA ECONÔMICA: a economia era basicamente agropastoril, de caráter auto-suficiente e com trocas naturais. O comércio, embora existisse, não foi a atividade predominante. As terras dosfeudos eram divididas em três partes: - terras coletivas ou campos abertos: de uso comum, onde se recolhiam madeira, frutos e efetuava-se a caça. Neste caso, temos uma posse coletiva da terra. reserva senhorial - de uso exclusivo do senhor feudal - é era a propriedade privada do senhor. Manso servil ou tenência: terras utilizadas pelos servos. Serviam para manter o sustento destes e para cumprimentodas obrigações feudais.

-

O caráter auto-suficiente da economia feudal dava-se em virtude da baixa produtividade agrícola. O comércio, embora não fosse a atividade predominante, existia sob duas formas: o comércio local - onde realizava-se as trocas naturais; e o comércio a longa distância - responsável pelo abastecimento de determinados produtos, tais como o sal, pimenta, cravo, etc... Ocomércio a longa distância funcionava com trocas monetárias e, à partir do século XII terá um papel fundamental na economia européia. ESTRUTURA POLÍTICA. O poder político era descentralizado, ou seja, distribuído entre os grandes proprietários de terra ( os SENHORES FEUDAIS). Apesar da fragmentação do poder político, havia os laços de fidelidade pessoal ( a vassalagem). Por esta relaçãoestabelecia-se o contrato feudo-vassálico, assim caracterizado:

Homenagem: juramento de fidelidade do vassalo para com o seu suserano; Investidura: entrega do feudo do vassalo para o suserano. O suserano ( aquele que concede o feudo ) deveria auxiliar militarmente seu vassalo e também prestar assistência jurídica. O vassalo ( aquele que recebe o feudo e promete fidelidade) deve prestar o serviço militarpara o suserano e comparecer ao tribunal por ele presidido. ESTRUTURA SOCIAL. A sociedade feudal era do tipo estamental, onde as funções sociais eram transmitidas de forma hereditária. As relações sociais eram marcadas pelos laços de dependência e de dominação. Os estamentos sociais eram três: CLERO: constituído pelos membros da Igreja Católica. Dedicavamse ao ofício religioso e apresentavam...
tracking img