Idade media feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ECONOMIA DE BASE AGRÁRIA

Joice Mary Siebert
Professora: Sônia Cristina Rado
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (HID 0189) – Prática do Módulo I
20\06\2012

RESUMO

Na economia feudal tanto a produção como o consumo da produção se dava, majoritariamente, intramuros. No feudo era plantado e colhido o fruto da terra, criando o gado, manufaturando o tecido,confeccionando o vestuário e o calçado, construídas as moradias, forjado e moldado o ferro, fabricadas as armas, as selas e os arreios. Desta maneira, todas as necessidades dos habitantes locais eram atendidas por produção da própria região. Por outro lado, quase que só se produzia o que era necessário para o consumo. Os senhores, por mais que recebessem de seus servos, poucos vendiam, reservandoquase tudo para seu uso. Os camponeses, por sua vez, pouco fabricavam para vender.
Esse regime em cada propriedade produz tudo que necessita por seus próprios meios e não compra e não vende quase nada, denomina-se economia natural. Somente algumas vezes, em raras ocasiões, os senhores adquiriam objetos oriundos de fora dos feudos, quase sempre objetos de luxo, pelo que é verdade queumas poucas moedas tinham que ser pagas, mas constituíam uma porção tão Ínfima do todo que não nos podemos furtar à conclusão de que a economia do domínio era uma economia natural.


Palavra-chave: Economia, agricultura, artesanato, pecuária.




1- INTRODUÇÃO

Esse artigo relata informações a respeito da economia feudal no período conhecido como Idade Média.
A economia feudal deve serdividida basicamente em dois blocos: Alta Idade Média e Baixa Idade Média.
Durante a alta Idade Média, que transcorreu entre o século V ao século XI, devido, principalmente a instabilidade política, fruto das invasões bárbaras, a economia feudal caracterizou-se pela auto-suficiência. Na baixa idade média notou-se uma ruptura com as características de subsistência que apresentava o feudalismo. Como fim das invasões e o surgimento de novas técnicas agrícolas foi possível a comercialização do de produção.
Como característica básica dessa estrutura, podemos apontar: economia agrária e de subsistência, mesmo levando em consideração a existência de moedas, que circulavam em pequenas quantidades; poder político fragmentado, descentralizada, nas mãos dos senhores feudais; sociedade de ordens,isto é, fortemente hierarquizado; hegemonia ideológica e cultural da igreja católica.

2- A ECONOMIA FEUDAL

O feudalismo começou a se formar na época do declínio do Império Romano. Com as invasões dos povos germânicos, houve uma redução no comércio e nas atividades urbanas,gerando desemprego nas cidades.Além disso,devido aos ataques freqüentes dos germânicos,os moradores das cidadessentiam-se inseguros. Assim, grande parte da população urbana se refugiou no campo, buscando abrigo junto aos proprietários rurais. Esse processo, chamado de ruralização da economia, foi muito importante para a formação da sociedade feudal que, por ser uma sociedade rural, tinha a agricultura como base da economia. Além disso, praticamente tudo o que produzido era destinado apenas ao consumo doshabitantes do feudo, e não para ser comercializado.
Quando se formaram os reinos germânicos, a partir do século V, tornaram-se freqüentes as alianças entre reis e nobres: o rei doava um feudo a um nobre e prometia protegê-lo em tempos de guerra. O nobre, por sua vez, jurava obedecer ao rei e guerrear a seu lado. O nobre que recebia um feudo tornava-se um senhor feudal, e detinha poder sobre aspessoas que viviam em suas terras.
Conforme os senhores feudais aumentavam o tamanho de suas propriedades e reuniam um maior número de servos a seu serviço, eles foram ficando cada vez mais poderosos. Esse processo resultou no enfraquecimento dos reis e possibilitou que os nobres adquirissem maior independência para administrar e cuidar dos seus feudos.
A sociedade feudal era dominada por...
tracking img