Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No século XVIII ocorreram vários acontecimentos marcantes na história, na filosofia, na sociologia, na biologia e em alguns outros campos. Neste século, mas precisamente no ano de 1929 aconteceu nos Estados Unidos a quebra da Bolsa de Valores, que levou grande parcela da população do país ao desemprego e à fome, foi essa a famosa crise de 29. Três anos após a crise, a produção industrialnorte-americana reduziu-se pela metade acarretando assim problemas por todo mundo capitalista, contribuindo para o fortalecimento do nazifascismo europeu. Após este ocorrido surge a idéia de um dos maiores comediantes do mundo de fazer um filme crítico sobre todos os acontecimentos da época. Em 1936 Charlie Chaplin estreou o filme que ele mesmo escreveu, dirigiu e atuou em Tempos Modernos mostrandoclaramente a diferença das classes sociais e como era feita a divisão de trabalho na fábrica caracterizando a divisão do trabalho e a mecanização da indústria.
Esse filme retrata a rotina repetitiva e exausta que os trabalhadores enfrentam nas fábricas dos Estados Unidos nos anos 30, discutindo a questão da soberania. É possível dialogar com Foucault neste ponto, quando ele fala que, nasoberania clássica, o soberano tem direitos de vida e morte dos súditos. Isso em si já é um paradoxo teórico, visto que morte e vida são, a princípio, fenômenos naturais, e não se constituem originalmente em direito político. Dar este direito a um soberano é destituir o homem de algo que lhe é natural. Na prática, o paradoxo está em que, de fato, o direito do soberano é sobre o fazer morrer, sendo odireito de deixar viver conseqüência lógica do primeiro.
Isso é claro nas primeiras cenas do filme em que Carlitos, personagem criado por Chaplin, está trabalhando de forma contínua e ininterrupta diante de uma esteira, tornando-se parte integrante da máquina, tanto que ao encerrar o turno, continua com a mente voltada para os movimentos do trabalho. Assim, a soberania do trabalho dita aotrabalhador como ele deve conduzir sua rotina de vida de forma sempre voltada ao trabalho, a otimização do tempo e ao lucro.



O que “os soberanos”, empregadores, faziam naquela época era como um confinamento. Eles mantinham os súditos dentro da fabrica, trabalhando, quase sem intervalos, com horas certas, o que acarretava uma disciplinarização do corpo deste proletário. Assim seria mais fácil decontrolá-lo e faze-lo viver. Fazer viver reflete um movimento que, segundo Foucault, envolve ciência, tecnologia e política, cujo esforço era ter poder sobre o corpo. Como fazer esta máquina viver, trabalhar e produzir mais? Isso se torna figura no século XIX justamente pelo auge da industrialização. Podemos ver nitidamente na cena em que Carlitos é cobaia de uma nova tecnologia cujo objetivo eraeconomizar tempo na hora do almoço.



Mais do que o poder sobre o corpo, o indivíduo e suas práticas, foi se tornando necessário, para a manutenção do sistema, uma segunda tomada de poder: o poder sobre a vida, sobre o viver do ser humano enquanto espécie, enquanto massa de corpos “vigiados, treinados, utilizados, eventualmente punidos” (Foucault, 2000, p.289). Como controlar o viver dessamassa?
Foucault comenta que a partir de então, surge a preocupação com estatísticas demográficas (taxas de crescimento, mortalidade, fecundidade) uma ciência e uma política que institui seu saber como prática normalizadora da massa. Esta prática exclui quem fica fora da norma. Exemplos disso no filme são as diversas vezes em que Carlitos é isolado seja no manicômio ou na prisão, ou aindaperseguido por não se comportar dentro das normas. Novamente é importante dizer que esta regulamentação da vida humana era importante porque era essa massa de corpos que trabalhava, que produzia.



Os mecanismos de disciplinarização e regulamentação, na maioria das vezes, funcionam juntos. Exemplos do filme são os diversos empregos tentados por Carlitos. No filme fica evidente o drama do...
tracking img