Idade contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IDADE CONTEMPORÂNEA
iniciou-se no século XIX, a filosofia se deu na valorização da ciência e extensão do método cientifico a outras disciplinas, apresentando as seguintes características positivistas como completo desprezo por tudo o que estiver além da experiência sensível e concreta, supervalorização das ciências (que tiveram grande impulso na época do surgimento dessa corrente) comomodelo supremo do saber e preocupação exclusiva de estudar apenas aquilo que pode ser útil para o homem. Os homens confirmar suas idéias comparando-as com a realidade concreta, com a experiência sensível. Abandona-se a consideração das causas e dos porquês dos fenômenos e passa-se a analisar os processos, as leis segundo as quais ocorrem esses fenômenos.
Quanto a política e à organização social, afase positiva da humanidade é aquela em que o poder passa às mãos dos industriais, que utilizam o conhecimento dos sábios, técnicos e cientistas. Neste período começa também as investigações psicológicas sobre o mecanismo do raciocínio e da memória, separando a psicologia e a sociologia da filosofia e tornando-se ciências independentes, início da formação às ciências humanas.
No século XX dá-seinício ao desenvolvimento da lógica e da lingüística, procurando criar métodos que lhe permitam manipular corretamente os dados de diversas ciências, inter-relacionando-as para ter uma visão global da realidade, dando a ciência como tema central para a filosofia destacando a teoria do conhecimento no homem, como surge e como se desenvolve desde o nascimento até a maturidade.
 
 Auguste Comte(1798-1857)
Filósofo Francês. Foi o fundador do positivismo e da Sociologia, sua obra principal foi Curso de Filosofia Positiva.
Estudioso de matemática e atento ao desenvolvimento das ciências, aderiu o empirismo inglês, ao mesmo tempo, serviu-se do racionalismo e do iluminismo francês.
A filosofia de Comte pode ser sintetizada na célebre lei dos três estados: todas as ciências e o espírito humanocomo um todo desenvolvem-se através de 3 fases distintas: a teologia, a metafísica e a positiva. A evolução dessas fases seria simultânea em todas as áreas do saber.
O estado teológico caracterizou-se pela ordem e pela disciplina com que o povo era controlado durante a monarquia. A metafísica entrada em cena da argumentação racional produzindo grande instabilidade política, ao revelar que opoder temporal era justificado pela religião e a fase positiva é a instabilidade que restara do período anterior devendo ser resolvida por um retorno a ordem e a disciplina.
Comte justificava o domínio da classe operária pela burguesia, utilizando o dogma de uma sociedade rigidamente ordenada em nome do progresso da mesma forma como a religião medieval procurava justificar a estrutura social emnome dos desígnios de Deus.
A religião proposta por Comte seria a "religião humanidade", em que Deus é substituído pelo ser humano e são santificadas as instituições com a família.
 
KARL HEINRICH MARX (1818-1883)
Foi filósofo e economista alemão, ideólogo do comunismo científico e organizador do movimento proletário internacional. Nasceu em Treves, cidade situada hoje na Alemanha Ocidental, em05 de maio de 1818. Era filho de um advogado judeu convertido ao protestantismo. Cursou as universidades de Bonn e Berlim, onde estudou Direito, dedicando-se porém especialmente à história e a filosofia. Em Berlim ingressou no grupo chamado "hegelianos de esquerda", que interpretava as idéias de Hegel do ponto de vista revolucionário.
Não se limitando aos estudos teóricos, Marx desenvolveu,durante toda a sua vida, intensa atividade política, elaborando a doutrina do socialismo.
A contribuição do marxismo para a educação tem de ser considerada em dois níveis: o do esclarecimento e da compreensão da totalidade social, de que a educação é parte, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica, e o específico das discussões de temas e problemas...
tracking img