Idade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Idade antiga
Dá-se o nome de Idade Antiga ao período compreendido entre (aproximadamente) 4000 a.C., com o aparecimento da escrita, até 476, com o fim do Império Romano do Ocidente. A Idade Antiga é dividida entre Antiguidade Oriental (Mesopotâmios, Egípcios, Hebreus, Fenícios e Persas) e Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma).

A Antiguidade Oriental aborda a história dos povos do CrescenteFértil, região abundante em água, na qual os homens das primeiras civilizações desenvolveram sua agricultura, baseada na irrigação. Chama-se Crescente Fértil pela semelhança da região com o quarto crescente da Lua, e pela fertilidade do solo, decorrente da abundância aquática. Formam essa região os rios Nilo, Eufrates e Tigre; e os mares Mediterrâneo, Vermelho e Cáspio. Os homens da Idade Antigaaprenderam a construir sistemas de irrigação e a controlar as secas e cheias dos rios, fato este que facilitou seu desenvolvimento, já que as águas, além de dar-lhes o alimento, fertilizavam as plantações, sua principal economia. Através das águas também desenvolveram seu calendário, marcando os dias de acordo com as secas e cheias. O curioso é que, mais tarde, nos períodos de exploração, a água demuitas dessas regiões desapareceu, dando lugar a grandes desertos.
Já a Antiguidade Ocidental foi marcada pela abundância cultural. Os gregos foram os primeiros a se estabelecerem próximo ao Mar Mediterrâneo. Considerada o berço da cultura ocidental, foi na Grécia que surgiram as primeiras ciências, (Medicina, Física, Astronomia, Matemática, História, Filosofia, etc.) e as artes (teatro,Arquitetura, esculturas, etc.). Povos politeístas, os gregos construíram, em homenagem a seus deuses, imponentes templos, que figuram hoje entre as maravilhas do mundo construídas pelo homem. Um pouco ao lado, na Península Itálica, encontra-se a região onde existiu um dos maiores impérios do mundo. Roma, além de capital do Império Romano, foi a precursora da língua latina (que, por sua vez, gerou aslínguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana, entre outras) e do Direito. Antes da formação do Império, Roma vivenciou um período Monárquico (com a dominação etrusca) e um período Republicano (com a dominação patrícia). Sua principal característica foi sua expansão territorial.

Mesopotâmia
A estreita faixa de terra localizada entre os rios Tigre e Eufratesfoi chamada pelos Gregos, na Antiguidade, de Mesopotâmia, isto é, "terra entre os rios”
A sociedade mesopotâmica era dividida em esta mentos. Os esta mentos eram camadas sociais, nas quais a posição social dos indivíduos dependia do nascimento. Os sacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formavam os esta mentos da minoria. A maioria da população era formada pelos artesãos,camponeses e escravos. 
Na Mesopotâmia havia um entrelaçamento entre política e religião. Os reis exerciam as funções de sumo sacerdote, supremo juiz e comandante militar. Os mesopotâmios adoravam diversas divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. As divindades representavam os elementos da natureza, como o vento, a água, a terra, o sol, etc. Os animais eramsacrificados nos cultos religiosos. Cada cidade tinha um deus próprio, e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também se tornava mais cultuado.
No tempo de Hamurábi, por exemplo, o deus Marduc da Babilônia foi adorado por todo o império.
A divindade feminina mais importante era Ishtar, a deusa da natureza e a da fecundidade.
Cada cidade mesopotâmica pertencia aum deus, representado pelo rei. A autoridade do rei estendia-se a todas as cidades. Ele era auxiliado por ministros, sacerdotes e funcionários. Legislava em nome das divindades, assegurava as praticas religiosa, zelava pela defesa de seus domínios, protegia e regulamentava a economia. As principais atividades econômicas eram a agricultura e comércio.  Os mesopotâmicos desenvolveram também a...
tracking img