Relatorios e artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1 RESUMO
A prática consistiu em identificar os cátions ferro (II) e (III), alumínio (III), cromo (III), níquel (II) e cobalto (II), envolvendo os conceitos sobre reações de precipitação, ácidos e bases, solubilidade e complexação, sendo possível verificar através dos experimentos como os metais do grupo II formam complexos .2 INTRODUÇÃO
2.1 Cátions do grupo III – Cr3+, Al3+, Fe3+, Zn2+,Mn2+, Co2+ e Ni2+
O grupo III, também chamado de grupo do sulfeto de amônio, compõem-se de íons de sete metais que são precipitados como hidróxidos ou sulfetos numa solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2S [BACCAN, 1988].
Cinco desseselementos, cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel são elementos de transição e por esta razão pode-se esperar que suas propriedades sejam aquelas de elementos que têm uma camada interna de elétrons incompleta, isto é, valência variável, íons coloridos e uma forte tendência para formar íons complexos [BACCAN, 1988].
O zinco e o alumínio não são metais de transição, mas o íon Al3+ tem muitaspropriedades semelhantes às dos íons Cr3+ e Fe3+, o que pode ser explicado pelo fato destes íons terem a mesma carga e raios aproximadamente iguais. Os hidróxidos de zinco, cromo e alumínio são anfóteros [BACCAN, 1988].
O reagente precipitante para o grupo III é o íon sulfeto. O grupo é precipitado adicionando-se uma solução de (NH4)2S, a uma solução tamponada com NH4OH/NH4Cl contendo os íons dessegrupo [BACCAN, 1988].
2.2 Cromo, Cr
O cromo é metal branco, cristalino e não consideravelmente dúctil ou maleável. Funde a 1765°C. O metal é solúvel em ácido clorídrico diluído ou concentrado e na ausência de ar, formam-se íons cromo (II) [VOGEL, 1981]. As reações são as seguintes:
Cr + 2H+ → Cr2+ + H2↓ (1)
Cr + 2HCl → Cr2+ + 2Cl- + H2↓ (2)
O cromo forma compostos nos estadosde oxidação +2, +3, +6, os estados +3 e +6 são os mais importantes. Compostos de cromo +6 (cromatos e dicromatos) são fortes agentes oxidantes. O hidróxido de cromo +3 (hidróxido crômico) é anfótero. Os compostos de cromo +2 (compostos cromosos) são fortes agentes redutores. Todos os sais de cromo são coloridos [BACCAN, 1988].


2.3 Alumínio, Al
O alumínio é um metal branco, dúctil emaleável, seu pó é cinza. Funde a 659°C. Os objetos de alumínio expostos ao ar são oxidados na superfície, mas a camada de óxido protege o objeto de oxidação posterior. O ácido clorídrico diluído dissolve o metal facilmente, enquanto a dissolução no ácido sulfúrico ou nítrico diluídos é mais lenta [VOGEL, 1981].
O alumínio é trivalente em seus compostos. Os íons alumínio (Al3+) formam sais incolorescom ânions incolores. Seus halogenetos, nitrato e sulfato são solúveis em água, apresentam reações devido à hidrólise. O sulfeto de alumínio só pode ser preparado em estado seco, pois, em soluções aquosas, ele hidrolisa, formando o hidróxido de alumínio, Al(OH)3. O sulfato forma sais duplos com sulfatos de cátions monovalentes, cristais de aparência atraente, chamados alumes [VOGEL, 1981].
Ohidróxido de alumínio é anfótero, sendo uma substância gelatinosa de cor branca possuidora de um grande poder de absorção [BACCAN, 1988].
2.4 Ferro, Fe
O ferro, quimicamente puro, é um metal branco prateado, tenaz e dúctil. Funde a 1535°. O metal comercialmente raramente é puro, em geral, contém pequenas quantidades de carbureto, silicieto, fosfeto e sulfeto de ferro, e um pouco de grafite. Estescontaminantes exercem um papel importante na resistência de estruturas metálicas de ferro. O ferro pode ser magnetizado. O ácido clorídrico diluído ou concentrado e o ácido sulfúrico diluído o dissolvem, formando sais de ferro (II) e liberando hidrogênio [VOGEL, 1981].
Fe + 2H+ → Fe2+ + H2↑ (3)
Fe + 2HCl → Fe2+ + 2Cl- + H2↑ (4)
O ácido sulfúrico concentrado a quente produz íons...
tracking img