Idade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Neste estudo buscamos primeiramente obter o conhecimento sobre algumas civilizações dentro da Idade Antiga como: seus costumes, religião, educação, política e infra-estrutura. Vendo a importância destas civilizações para o desenvolvimento cultural da humanidade. Sabemos que adquirir o conhecimento não significa apenas acumular informações, mas antes demais nada organizar as informaçõesdas civilizações para compreendermos a realidade e partimos em busca de novas informações.

Palavras chave: Idade Antiga. Conhecimento. Civilizações.


1 INTRODUÇÃO

Na idade antiga surgiram as primeiras civilizações, lembrando que se iniciou com o fim da pré-história e inicio da escrita cuneiforme (cerca de 4.000 a.c) indo até a tomada do império romano do ocidente pelos povos bárbaros(476 d.c), aos quais trataremos apenas de quatro civilizações antigas; Mesopotâmia, Egito, Fenícios e Hebreus.

A Mesopotâmia localizada entre o Rio Tigre e Eufrates, o território da mesopotâmia é formado basicamente por uma planície ora desértica, ora pantanosa, com temperaturas que podem chegar a 50 graus á sombra. Foi ali que, há milhões de anos, povos como os sumérios, acadianos, hititas,babilônios, assírios e caldeus se fixaram em aldeias e passaram a viver da agricultura.

O Egito é uma das civilizações mais importantes da história Antiga. Desenvolveu-se na região do Crescente Fértil, mais exatamente no nordeste da África, uma região caracterizada pela existência de desertos e pela vasta planície do Rio Nilo.

Os Fenícios se localizavam na costa oriental do Mediterrâneo. Seuterritório corresponde, atualmente, aos territórios do Líbano e Síria, eram considerados os grandes navegadores do mediterrâneo.

Os Hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual.


2 MESOPOTÂMIA

Os pontos mais importantes da civilização Mesopotâmicaforam à educação, através da escrita cuneiforme, sistema prático de escrita nas primeiras cidades da Mesopotâmia que alavancou a civilização daquela época, refletindo no progresso econômico, intelectual e cultural do homem. Que adquiriu tamanha importância e deu ao escriba status de profissional qualificado: para que se pudesse desempenhar o ofício de um escriba, era necessário passar um longotempo na chamada edubba, que era o local destinado à educação e ao treinamento dos escribas.

A primeira civilização mesopotâmica foi a dos sumérios, que fundaram uma série de cidades-Estado, o qual eram unidas unicamente para fins militares. À frente de cada uma estava um patesi, que acumulava as funções de primeiro sacerdote, comandante do exército e superintendente do sistema deirrigação.

Nessa civilização a palavra tanque foi utilizada para dar a impressão aos trabalhadores de que estavam construindo contentores de água móveis para o Exército Britânico na Mesopotâmia, e tomou carácter oficial a 24 de Dezembro de 1915.
Os povos da Mesopotâmia Antiga eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.

3 EGITO

O Egito, inicialmente, estavadividido num grande número de pequenas comunidades. Essas comunidades uniram-se e formaram dois reinos: o Alto e o Baixo Egito. Por volta de 3200 a.C. O rei do  Alto Egito, Menés, unificou os dois reinos.  Com ele nasceu o Estado egípcio unificado, que se fortaleceu durante seu governo com a construção de grandes obras hidráulicas, em atendimento aos interesses agrícolas da população. Menés tornou-se oprimeiro faraó e criou a primeira dinastia.

A sociedade egípcia é considerada uma das mais ricas em termos de concepções educacionais, no Egito os saberes que se desenvolveram foram à geometria, a astronomia e a matemática.

A arquitetura egípcia aliava imponência e simplicidade. Todas as suas formas se originavam da casa residencial.

O faraó mantinha a posição de rei, e governava...
tracking img