Ictericia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ICTERÍCIA
Monitora: Thaís Sanches Barroso
Segundo WONG (1999), a icterícia, uma descoloração amarelada da pele e de outros órgãos, é uma das características da hiperbilirrubinemia, que se refere a um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue.
            A eliminação lenta ou ineficaz da bilirrubina resulta em algum grau de icterícia em cerca da metade dos recém-nascidos a termo e 90% dosrecém-nascidos prematuros. Felizmente, a maioria dos recém nascidos a termo evita o acúmulo tóxico de bilirrubina porque tem locais de ligação com a albumina sérica adequados e produção hepática suficiente de glicuranil transferase. Fatores que podem aumentar o risco de hiperbilirrubinemia não-conjugada (um nível sérico elevado de bilirrubina não-conjugada) incluem asfixia, estresse por frio(manutenção ineficaz do calor), hipoglicemia e ingestão materna de salicilatos (KENNER, 2001).
A excreção ineficaz de bilirrubina conjugada pode causar hiperbilirrubinemia conjugada (um nível sérico elevado de bilirrubina conjugada). Sempre anormal no recém-nascido, essa condição impõe uma avaliação (KENNER, 2001).
Segundo KENNER (2001), quatro tipos de icterícia ocorrem no neonato: icterícia fisiológica,icterícia patológica, icterícia do leite materno (ILM) e icterícia associada à amamentação (IAA). 
1.       Icterícia fisiológica
            A icterícia fisiológica manifesta-se 48 a 72 horas após o nascimento. O nível sérico de bilirrubina atinge um pico de 4 a 12 mg/dl em torno do 3º ao 5º dia após o nascimento. Em média, o nível de bilirrubina aumenta menos de 5mg/dl/dia. A icteríciafisiológica comumente desaparece ao final do 7º dia. Cinco condições que podem causar icterícia fisiológica são circulação hepática diminuída, carga de bilirrubina aumentada , captação hepática de bilirrubina plasmática reduzida, conjugação da bilirrubina diminuída e excreção de bilirrubina diminuída (KENNER, 2001).
            De acordo co WONG (1999), a bilirrubina é um dos produtos da degradação dahemoglobina, resultado da destruição das hemácias. Depois que as hemácias são destruídas, os produtos de degradação são liberados na circulação, onde a hemoglobina se divide em duas porções, heme e globina (proteína). A porção heme é transformada em bilirrubina não-conjugada, uma substância insolúvel ligada à albumina. No fígado, a bilirrubina e a albumina se dissociam e, na presença da enzimaglucoroniltransferase, é conjugada com o ácido glicurônico, produzindo a bilirrubina conjugada, que é excretada na bile. No intestino, através da ação das bactérias, a bilirrubina conjugada é reduzida em urobilinogênio e estercobilina, pigmento que dá coloração às fezes.
Conforme descreve HARRISON (2002), a bilirrubina produzida pelo feto é depurada pela placenta e eliminada pelo fígado materno.Conseqüentemente, a concentração de bilirrubina em neonatos normais ao nascimento é baixa. A presença de icterícia ao nascimento é patológica e necessita de investigação. Imediatamente após o nascimento, o fígado neonatal deve assumir responsabilidade pela depuração e excreção da bilirrubina. Entretanto, ao nascimento, muitos aspectos da fisiologia hepática não estão desenvolvidos completamente o queacarreta a passagem, por vias alternativas, de bilirrubina não-conjugada para o intestino. Como a flora intestinal que converte a bilirrubina em urobilinogênio também não é desenvolvida, acontece uma circulação entero-hepática da bilirrubina não-conjugada. Em conseqüência, a maioria dos neonatos desenvolve hiperbilirrubinemia não-conjugada leve entre 2 e 5 dias após o nascimento. Os níveis declinampara as concentrações normais do adulto dentro de 2 semanas, à medida que os mecanismos necessários para a metabolização de bilirrubina amadurecem. 
2.       Icterícia patológica
Em contraste, a icterícia patológica ocorre dentro das primeiras 24 horas após o nascimento; o nível de bilirrubina sérica se eleva acima de 13mg/dl. A icterícia patológica pode se originar de condições como...
tracking img