Ibge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLEGIO INDUSTRIAL |
IBGE/FIPE/SEADE/PA/NR-18 /NR-10 |
TRABALHO PROFª ANA |
|
ROSEMEIRE GIANINI SANTANA BARIANO |
10/09/2012 |

|

IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou IBGE é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi oestatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. O nome atual data de 1938. A sede do IBGE está localizada na cidade do Rio de Janeiro.
O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outrasinstituições e o público em geral.
Histórico
A data oficial de criação do IBGE é 29 de maio de 1936 quando foi regulamentado o Instituto Nacional de Estatística. Após a extinção do INE, foi criado o IBGE mediante o Decreto-Lei n. 218 de 26 de janeiro de 1938.
Estrutura
O IBGE é uma entidade da administração pública federal, constituído na forma de fundação pública pelo Decreto-lei nº 161, de13 de fevereiro de 1967, vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Possui a presidência, quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.
O IBGE possui uma rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por:
* Vinte e sete (27) unidades estaduais (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal)
* Vinte e sete setores de documentação e disseminação de informações(26 nas capitais e 1 no Distrito Federal)
* Vinte e sete supervisões de base territorial (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal)
* Seis Gerências de Geodésia e Cartografia (Bahia, Brasília, Ceará, Goiânia, Pará e Santa Catarina)
* Cinco Gerências de Recursos Naturais (Bahia, Brasília, Goiânia, Pará e Santa Catarina)
* Quinhentas e trinta e três (533) agências de pesquisa edisseminaçaõ nos principais municípios.
* Sede na cidade do Rio de Janeiro, onde está instalada a presidencia, as diretorias e orgãos centrais a saber:
* Diretoria Executiva (DE).
* Diretoria de Pesquisas (DPE), responsável pelo planejamento e coordenação e execução das pesquisas de cunho estatístico.
* Diretoria de Geociências (DGC), responsável pela cartografia básica, pelosistema geodésico brasileiro, pela representação da estrutura territorial, pelo levantamento de recursos naturais e meio ambiente e pelos levantamento e estudos geográficos.
* Diretoria de Informática (DI)
* Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), responsável pela documentação e pela disseminasção das informações produzidas pelo instituto, bem como coordenar os27 SDDIs do país.
* Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), responsável pelo treinamento dos servidores do instituto. A ENCE também é uma instituição federal de ensino superior que oferece os seguintes cursos:
* Bacharelado em Estatística.
* Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território.
* Mestrado em Estudos Populacionais e PesquisasSociais.
O IBGE mantém, ainda, a Reserva Ecológica do Roncador, situada a 35 km ao sul de Brasília.

FIPE
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE é um órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Entre outros trabalhos realizados, o instituto é responsável pela elaboração doÍndice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação das famílias paulistanas com renda de 1 a 20 salários mínimos.

Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)
O Seade, entre outras atividades, coleta, organiza, analisa e divulga informações técnicas e dados estatísticos; identifica a situação do desenvolvimento econômico e social do Estado; define metodologia e formas de...
tracking img