Hungria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Posição geográfica do país na Europa (centralidade/perifericidade);
A Hungria tem 10187229 habitantes (número obtido no último recenseamento) e um terreno de 93030 km2 e com uma língua em comum, o húngaro. Este pais tem a sua capital, Budapeste, situada no centro a Hungria, tem o rio Danúbio que divide a cidade sendo um grande motor para a atividade económica desta cidade e do respetivo pais,o Produto Nacional Bruto desta economia europeia é de 64257 milhões de dólares.
A Hungria está inserida na Europa Centro-Oriental, faz fronteira faz fronteira a norte com a Eslováquia, a nordeste com a Ucrânia, a leste com a Servia, a sudoeste com a Croácia e com a Eslovénia e a oeste com a Áustria. Ou seja, podemos admitir que é um país central na Europa em termos Geográficos. Em termosEconómicos nota-se que o país está fora do território delineado entre as cidades mais importantes no contexto europeu, denominado de “A Banana Azul”. No que toca à sua influência política em relação ao território europeu, nota-se que devido a ser um país pequeno neste contexto e com poucos habitantes, não é muito representado na União Europeia. Este factor explica-se também pelo facto de ter ideologiasparalelas às da União Europeia.

I. Evolução da organização do território (fundamentos históricos);
A Hungria surgiu com este nome algures entre os anos 900 e 1000 d.C.
Remontando a 1 d.C. o território onde se situa agora a Hungria, era ocupado por uma tribo chamada “Scordisci”.
Até aos anos 500 d.C. território húngaro esteve sob ocupação do império romano. Altura essa (500 d.C.) em que seestabelece uma tribo chamada “langobardi” nesse território.
Em 600 d.C. a tribo “Avarz” (Ávaros) estabelece-se nesse território até 900 d.C. altura em que este mesmo território é conquistado pelos “Hétmagyar” mantendo-se por 100 anos até 1000 d.C.
Até 1100 d.C. este território expandiu-se para Oeste até compreender Veneza, e em 1300 d.C para Leste passando a fazer fronteira com a Moldávia.

Em1600 d.C o Império Austro-Húngaro começa a formar-se, primeiro com o nome de Habbsburg (mas com sensivelmente o mesmo território) e dura até á altura das Grandes Guerras Mundiais, Século XIX, onde o seu território se dissipou em vários países como Croácia, Jugoslávia, Roménia, Bulgária, Eslováquia, Áustria, Eslovénia Bósnia e Hungria.

A Hungria passa então a fazer fronteira com a Áustria e aEslovénia a Este, com a Eslováquia a Norte, com a Roménia a Este e a Jugoslávia a Norte.
A Hungria passa a fazer parte da Nato em 2002 e em 2004 da União Europeia, resultado do tratado de Copenhaga.

II. As principais cidades e vias de comunicação;
A organização das cidades húngaras segue um sistema macrocéfalo, visto que apresenta um centro urbano que se distingue amplamente de todos os outros. Ascinco cidades mais populosas da Hungria são: Budapeste, Debrecen, Miskolc e Pécs, por esta ordem.
Budapeste alberga 2 550 000 habitantes, enquanto as restantes cidades têm 205 100, 270 000, 158 700 habitantes, respectivamente.
 Budapeste (também capital do condado de Peste), é uma cidade que foi criada em 1873 pela junção de outras duas (Buda e Peste) e que se estende ao longo das duas margensdo rio Danúbio, estando situada a 115 metros acima do nível do mar. Situa-se geograficamente no Norte da Hungria perto da fronteira com a Eslováquia. A sua área administrativa comporta uma área de 525km2 e encontra-se subdividida em 22 distritos. A capital húngara alberga cerca da quinta parte do total da população do país e chama a si grande importância em termos económicos, políticos, artísticose culturais. Exemplos destas valências são a universidade Loránd Eötvös, a Biblioteca Nacional Széchenyi, o Museu Nacional e o Teatro Nacional. Budapeste é também um centro industrial poderoso e multifacetado no contexto do país, abrangendo várias áreas como a siderurgia, a metalúrgica, a electrotecnia, a química, o vestuário, a alimentação, entre outros.  Debrecen fica situada na Hungria...
tracking img