hungria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A Hungria  é um país sem saída para o mar na planície da Panônia, na Europa Central. Limita com Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e Eslovênia. Sua capital é a cidade de Budapeste, a maior do país. Sua língua oficial é o húngaro, que integra a família linguística fino-úgrica.
Etimologia[editar | editar código-fonte]
O topônimo "Hungria" foi recebido pela línguaportuguesa do francês Hongrie.3 Crê-se que o termo originou-se noséculo VII, quando tribos magiares integravam uma aliança búlgara chamada On-Ogour, que em túrquico búlgaro significa "dez flechas".4
O gentílico "húngaro" é registrado em português a partir de 1512.5
Geografia[editar | editar código-fonte]
Com 93 000 km², a Hungria é um dos maiores países da Europa Central. Suas dimensões são de 250 quilômetros denorte a sul e 524 quilômetros de leste a oeste, com 2 258 quilômetros de divisas com os 7 países (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Ucrânia,Romênia, Eslováquia e Áustria) que o cerca.
Sua população é estimada em 10 064 000 de habitantes, apresentando um decréscimo populacional desde o último censo oficial em 2001. Tal fato vem ocorrendo nos últimos anos, seguindo uma tendência de todos os paísesdo leste europeu. A Hungria é um país mediamente povoado, apresentando uma densidade de 109 habitantes por km².
A maior cidade é a capital Budapeste, que em sua região metropolitana tem 2 550 000 de habitantes. Com menor proporção, a universitária Debrecen, em Hajdú-Bihar, é a segunda maior com 205 000 habitantes. A terceira é Miskolc, com pouco mais de 179 000 habitantes, no condadode Borsod-Abaúj-Zemplén, no nordeste húngaro.
Relevo[editar | editar código-fonte]
A maior parte do país é composta por planícies, que não chegam a 200 m de altitude. Em alguns pontos existem pequenas cadeias de montanhas, mas as que passam de 300 metros de altura são apenas 2% do território húngaro. O ponto mais alto é a montanha Kékes com 1.014 metros e está localizada à nordeste de Budapeste. O ponto mais baixo é nasproximidades de Szegedno sul, em uma depressão com 77,6 metros.
Os maiores e mais importantes rios que cruzam a Hungria são o Danúbio e o Tisza. O Danúbio é um dos rios mais importantes daEuropa e, na Hungria, ele é navegável por 418 quilômetros. O Tisza é navegável por 444 quilômetros. Vale ainda ressaltar o lago Balaton, que com uma área de 592 km² é o maior lago da Europa Central e Oriental, eaté é conhecido por "mar Húngaro". Outros lagos menores são o Velence e o Neusiedl, que tem 315 km² de superficie, mas apenas 75 km² em território húngaro (o restante localiza-se na Áustria).
Clima[editar | editar código-fonte]
A Hungria possui um clima temperado continental,16 com um frio e úmido inverno e um verão quente. A temperatura média anual é de 9,7°C(com extremos de 42 °C e -29 °C).17 Amédia pluviométrica é de 600 mm por ano. As chuvas são irregulares, caindo mais à oeste do Danúbio do que ao leste. Uma pequena vila, próxima de Pécs, tem um clima diferente do resto do país, semelhante ao clima mediterrâneo, o que é um diferencial na região.
Durante os anos 1980, a Hungria começou a sentir os efeitos da poluição das indústrias e dos agrotóxicos nas plantações. Continuamente foramrelatados contaminações em reservatórios de água e uma sensível mudança na fauna. Até hoje, não foi feita nenhuma grande mudança sobre o meio ambiente. Açlık Oyunları
Demografia[editar | editar código-fonte]
Para 94% da população, na sua maioria composta por húngaros, a língua utilizada é o húngaro, uma língua fino-úgrica distantemente relacionada com o finlandês e o estoniano. Existem muitasminorias étnicas na Hungria: ciganos (2,1%), alemães (1,2%), eslovacos(0,4%), croatas (0,2%), romenos (0,1%), ucranianos (0,1%) e sérvios(0,1%).18
Devido à sua história, quando países vizinhos faziam parte do mesmo país, existem minorias húngaras significativas em países vizinhos como Romênia (na Transilvânia), Eslováquia, Sérvia (em Voivodina), Ucrânia, Croácia (na Eslavônia) e Áustria....
tracking img