Humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Ensino – “Toda pessoa é humana?”

Quero começar minha fala propondo um resgate ao conceito de pessoa. Talvez vocês já tenham ouvido falar que ele se relaciona com o teatro, quando os atores usavam máscaras para interpretar papéis que não correspondiam ao que eles de fato eram, ou seja, quando interpretavam indivíduos em atitudes frente a situações fictícias.
A origem maisremota da palavra "pessoa" é o grego prósopon (aspecto) de onde passou ao etrusco phersu, com o significado de ‘aí’. A partir dessa palavra, os latinos denominaram ‘persona’ as máscaras usadas no teatro pelos atores, e também chamaram assim aos próprios personagens teatrais representados. Em latim ela significa o ato do ator, mediante uma abertura na máscara entorno da boca, representar pelo som[per+sona] de sua voz, uma personagem.
A origem do ser da pessoa pode ser entendida de dois modos, um que diz que o ser humano só possui personalidade a partir do momento em que nasce com vida (separação do nascituro do corpo da mãe) e outra que afirma que o ser humano possui personalidade a partir do momento da concepção, ou seja, da união do espermatozóide com o óvulo. E nisso o conceito depessoa parece se confundir ao conceito de ser ou espécie humano.
Atribui-se inúmeras características a pessoa como: ser capaz de pensar por si, ser capaz de fazer ou não segundo a sua vontade, assumir as conseqüências daquilo que faz, ser único e inconfundível no seu tempo e local de existência, estabelecer laços com outras pessoas e com o mundo pela comunicação. E todas elas supõem um movimento dapessoa no mundo, um tipo auto-afirmação quando consideramos que alguém só pensa por si caso se disponha a pensar, só se responsabiliza por enxergar-se participante nas causas e conseqüências do que faz, só é Flamenguista por participar gostar de futebol ou do time, e assim por diante.
Falando um pouco mais sobre o que é ser humano, podemos dizer que em primeiro lugar o homem é espécie, é animale organismo vivo como qualquer outro. Depois podemos dizer que ele é racional, que pensa e é capaz de resolver problemas muito melhor do que os primos macacos. Podemos dizer ainda que ele é social e comunicativo, por ter capacidade linguística complexa através da qual apreende e transmite características do meio onde vive e da sua cultura.
Um dos muitos modos de tentar entender o que é o homemvem da sua relação com o meio social, da sua relação com as pessoas.
Podemos entender o homem como naturalmente mal, dizia Hobbes, como um ser que está sempre pronto para matar ou morrer, porque tem medo e consciência da maldade dos outros seres humanos, já que carrega consigo essa mesma maldade. Se vivêssemos assim, em estado de vigilância constante uns com os outros não haveria tranqüilidadeou ordem. Por isso precisamos do Estado, ou de um poder soberano que dite as regras e garanta a convivência harmoniosa em grupo.
Quando pensamos no estado de violência do poder paralelo no Brasil (desconsiderando que também possuem regras que organizam a vida comum) temos um exemplo claro da insegurança de uma sociedade em que o Estado não tem força suficiente para garantir a vida humana.Lendo os jornais e relatos como esse do livro “Cidade de Deus”: “Tomou outro copo de cachaça, vagarosamente, com um cruel sorriso desenhado no rosto. O santo novamente ficou a ver navios. Pegou a faca na rapidez do Diabo, alguma coisa sempre lhe disse que certos atos devem ser iniciados a toda pressa, senão não vingam, não dão efeito. Colocou o recém- nascido em cima da mesa. Este, ainda no primeiromomento, agiu como se fosse ganhar colo. Segurou o bracinho direito com a mão esquerda e foi cortando o antebraço. O nenê revirava-se. Teve que colocar o joelho esquerdo sobre seu tronco.” Concordamos que o homem é naturalmente mal.
Já para Rousseau o homem é bom por natureza, ele é generoso e quer a boa convivência com o meio em que vive, mas quando o homem passou a viver em sociedade e,...
tracking img