Humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70. A AHP (American Association for Humanistic Psychology), Associação Americana de Psicologia Humanista, foi fundada em 1962 e se tornou a força impulsionadora do movimento. Surgiu em oposição ao determinismo dominante nas práticas psicoterapeuticas do behaviorismo e da psicanálise principalmente.
Ascríticas ao Behaviorismo giravam em torno de sua abordagem artificial, estéril e estreita da natureza humana, que reduzia o homem à máquinas e animais sujeitos ao condicionamento. A divergência à psicanálise reação foi à ênfase dada nas questões biológicas, eventos passados e no inconsciente, na divisão do ser humano em compartimentos e no estudo de pessoas neuróticas e psicóticas.
Considerada como aterceira via, ao lado da psicanálise e da terapia comportamental, e de forte influência existencial e fenomenológica, a psicologia humanista ensina que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável, contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo, mas sem negar que fatores externospodem influenciar seu desenvolvimento.

Principais Teóricos e Conceitos

A teoria humanista tem como principais teóricos Abraham Maslow (1908-1970) e Carl Rogers (1902-1987), os maiores responsáveis pela projeção dos seus postulados no mundo.



Abraham Maslow

Abraham Maslow nasceu em Brooklyn, licenciou-se em Wisconsin e doutorou-se na Universidade de Columbia, onde também trabalhou nodepartamento de investigação. No Jardim Zoológico de Bronx, estudou o comportamento dos primatas e, entre 1945 e 1947, foi diretor-geral da Maslow Cooperage Corporation. Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental, membro da Human Relations School, em finais da década de 50. Em 1951, lecionava Psicologia Social na Universidade de Brandeis. Ficou conhecido pelo desenvolvimento da Teoria daMotivação Humana.

[pic]

Abraham Maslow abandona o comportamentalismo afirmando que o ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Quando uma necessidade se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora das atividades do indivíduo. Essa necessidade determina o que é importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal. Nateoria de Maslow, portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação.

O comportamento motivado pode ser entendido como uma ação que o indivíduo se obriga a tomar para aliviar a tensão (desagradável ou agradável) gerada pela presença da desejo ou necessidade. A ação é intencionalmente voltada para um objeto ou objetivo que aliviará a tensão interior.

Pirâmide de Maslow: AHierarquia das Necessidades

Abraham Maslow introduziu a hierarquia de necessidades de Maslow, e se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica de cinco níveis de necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização que é o nível mais alto.[pic]

Necessidades Fisiológicas

As necessidades fisiológicas se referem a requisitos para a sobrevivência do indivíduo ou da sua espécie. Alguns exemplos desta categoria são: alimentação (água e comida), respiração, reprodução, descanso, abrigo, vestimenta e homeostase

Necessidades de segurança

As necessidades de segurança relacionam-se à estabilidade ou manutenção do que se tem.Dentre as necessidades de segurança podemos exemplificar: segurança física pessoal, segurança financeira, saúde e bem-estar, rede de proteção contra imprevistos.

Necessidades de Associação 

Incluem aspectos que envolvem relacionamentos baseados na emoção, pois seres humanos precisam sentir-se aceitos e fazendo parte de algo. Alguns exemplos destas necessidades são: amizade, intimidade...
tracking img