Residuos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Segurança do Trabalho[->0]
Sunday, August 31, 2008

Norma Regulamentadora 25 -Resíduos Industriais
Daniela Fideles da Silva
Introdução
A destinação dos resíduos industriais, líquidos e sólidos, é motivo de preocupação das empresas, pois necessitam de cuidados minuciosos durante o processo, desde sua correta classificação, tratamento, coleta, transporte até sua destinaçãofinal.
A NR 25 é a Norma regulamentadora que trata sobre a segurança ligada a Resíduos Industriais, de modo a proteger a salubridade dos trabalhadores.
Aspectos Legais - NR 25
Os Resíduos gasosos.
A norma prevê a eliminação destes resíduos dos ambientes de trabalho através de métodos, equipamentos ou medidas adequadas, sendo proibido o lançamento ou a liberação de quaisquer contaminantes gasosossob a forma de matéria ou energia, direta ou indiretamente, de forma a serem ultrapassados os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora NR 15, que trata de insalubridade.
O Controle de Resíduos gasosos.
As medidas, métodos, equipamentos ou dispositivos de controle do lançamento ou liberação dos contaminantes gasosos deverão ser submetidos ao exame e à aprovação dos órgãoscompetentes do Ministério do Trabalho, que, a seu critério exclusivo, tomará e analisará amostras do ar dos locais de trabalho para fins de atendimento a estas Normas.
Os métodos e procedimentos de análise dos contaminantes gasosos estão fixados na Norma Regulamentadora NR 15.
Na eventualidade de utilização de métodos de controle que retirem os contaminantes gasosos dos ambientes de trabalho eos lancem na atmosfera externa, ficam as emissões resultantes sujeitas às legislações competentes nos níveis federal, estadual e municipal.
Resíduos líquidos e sólidos
Os resíduos líquidos e sólidos produzidos por processos e operações industriais deverão ser convenientemente tratados e/ou dispostos e e/ou retirados dos limites da indústria, de forma a evitar riscos à saúde e à segurança dostrabalhadores.
A disposição dos líquidos e sólidos
O lançamento ou disposição dos resíduos sólidos e líquidos de que trata esta norma nos recursos naturais - água e solo - sujeitar-se-á às legislações pertinentes nos níveis federal, estadual e municipal.
Os resíduos sólidos e líquidos de alta toxicidade, periculosidade, os de alto risco biológico e os resíduos radioativos deverão ser dispostos como conhecimento e a aquiescência e auxílio de entidades especializadas/públicas ou vinculadas e no campo de sua competência.
Aplicabilidade da Norma
Cerca de 10 a 20% dos resíduos industriais podem ser perigosos ao homem e ao ecossistema. Incluindo produtos químicos, como o cianureto; pesticidas, solventes, asbestos e metais.1
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima em 35 milhõesanuais de casos de doenças relacionadas ao trabalho por exposição a substâncias químicas de 439.000 mortes, incluindo, entre outras causas, 36.000 óbitos por pneumoconioses, 35.500 óbitos por doenças respiratórias crônicas, 30.700 por doenças cardiovasculares e 315.000 óbitos por câncer. 2
Dados dos Estados Unidos mostram que 9% das fatalidades no trabalho em 2006 estão relacionadas à exposição asubstâncias nocivas. 3
Resíduos Gasosos
São numerosos os gases que podem estar presentes no ambiente de trabalho e quando inalados, desenvolvem efeitos irritantes, principalmente nas vias respiratórias podendo levar ao edema pulmonar, derrame pleural e outras reações. A exposição aguda ou crônica do trabalhador pode provocar uma alteração crônica das vias respiratórias.4
Os Principais ResíduosGasosos Gerados em Indústrias e suas conseqüências sobre a saúde humana são: 5
* Monóxido de carbono, causa danos ao aparelho respiratório e diminuição da capacidade visual;
* Óxidos de Nitrogênio, causam irritação das mucosas e carcinogênicos;
* Hidrocarbonetos, causam efeito carcinogênico;
* Material Particulado, causa redução da capacidade respiratória e visual além de carrear poluentes...
tracking img