Humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Fordismo é um modelo de produção em massa idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, esse modelo revolucionou a indústria automobilística a partir dejaneiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada. 

Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicasavançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.

Características:
- Sistema produtivo baseadoem uma linha de montagem;
- Salário aumentado conforme produção;
- Produção de somente um modelo;
- Produção industrial elevada como objetivo.

Toyotismo ou modo de produção enxuta, é um modo deorganização da produção capitalista originário do Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Esse modo de organização produtiva, elaborado pelo japonês Taiichi Ohn, tomou força quando o sistema de produçãoem massa (Fordismo) decaiu.

O sistema pode ser teoricamente caracterizado por seis aspectos:
1. Mecanização flexível, uma dinâmica oposta à rígida automação fordista decorrente da inexistênciade escalas que viabilizassem a rigidez. A mecanização flexível consiste em produzir somente o necessário, contrariando o fordismo, que produzia o máximo possível e estocava o excedente. A produçãotoyotista é flexível à demanda do mercado.
2. Processo de multifuncionalização de sua mão-de-obra, uma vez que por se basear na mecanização flexível e na produção para mercados muito segmentados, amão-de-obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas como a fordista. Para atingir esse objetivo os japoneses investiram na educação e qualificação de seu povo e o toyotismo, em lugarde avançar na tradicional divisão do trabalho, seguiu também um caminho inverso, incentivando uma atuação voltada para o enriquecimento do trabalho.
3. Implantação de sistemas de controle de...
tracking img