Hugo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Hugo Alvar Henrik Aalto (Kuortane, 3 de fevereiro, 1898 — Helsinki, 1 de maio, 1976)
Hugo Alvar Henrik Aalto foi um arquiteto finlandês cuja obra é considerada um exemplar da vertente orgânica na arquitetura moderna da primeira metade do século X.
Seu pai, Johan Henrik Aalto, foi um agrimensor finlandês e sua mãe, Selly (Selma), Matilda (née Hackstedt) foi uma administradora de agência depostagens. Quando Aalto tinha 5 anos, a família mudou-se para Alajärvi , e de lá para Jyväskylä no centro da Finlândia . Aalto estudou na escola Liceu de Jyväskylä, para completar sua educação básica em 1916. Em 1916, começou então a estudar arquitetura na Universidade de Tecnologia de Helsinki , graduando-se em 1921.
Em 1923 ele voltou para Jyväskylä , onde abriu seu primeiro escritórioarquitetônico. No ano seguinte, casou-se com a arquiteta Aino Marsio . Em sua viagem lua de mel para Itália seria selado um vínculo intelectual com a cultura do Mediterrâneo, foi a região que continuou a ser importante para Aalto para o resto de sua vida. Aalto mudou seu gabinete para Turku em 1927, e começou a colaborar com o arquitecto Erik Bryggman . O escritório mudou-se novamente em 1933 para Helsinki.Aino e Alvar
O Aalto projetou e construiu uma casa comum e escritório (1935-1936) para si próprio em Munkkiniemi , Helsinki, mas mais tarde (1954- 1956) teve um escritório construído no mesmo bairro. Aino e Alvar Aalto tinham dois filhos, uma filha Johanna "Hanni" Alanen Aalto, em 1925, e um filho Hamilkar Aalto, 1928. Em 1926, o jovem Aalto projetou e construiu uma casa de verão em Alajärvi,Villa Flora. Aino Aalto morreu de câncer em 1949. Em 1952 casou-se com a arquiteta Aalto Elissa Mäkiniemi (falecida em 1994), que tinha trabalhado como assistente no escritório dele. Em 1952, Aalto projetou e construiu uma casa de verão, a chamada Casa Experimental, para si e sua nova esposa em Muuratsalo no centro da Finlândia. Alvar Aalto morreu em 1 de maio de 1976, em Helsinki.
Alvar Aaltotambém se notabilizou como designer, em áreas como o projeto de mobília, tecidos, cristais, entre outros.
Aalto foi um dos primeiros e mais influentes arquitetos do movimento moderno escandinavo, tendo sido membro do Congrès Internationaux d'Architecture Moderne (CIAM). Alguns dos trabalhos de maior relevância foram, por exemplo, o Auditório Finlândia, e o campus da Universidade de Tecnologia deHelsinki, ambos em Helsinki, Finlândia. No campo do design, tornaram-se célebres os projetos de cadeiras baseados na exploração das possibilidades de corte e tratamento industrial da madeira. Além disso, pode-se citar os cristais que desenhou, como o conhecido Vaso Aalto, também chamado como Vaso Savoy.
Alvar Aalto estuda no Instituto Politécnico Finlandês em Helsinque, formando-se em arquiteturaem 1921. De 1923 a 1927 trabalha em escritório próprio com sua mulher Aino Marsio (1898-1949), com quem se casará em 1925. De 1927 a 1933, trabalha com Erik Bryggman (1891-1955), outro importante arquiteto finlandês, também formado pelo Instituto Politécnico Finlandês.
Em 1932 começa seu trabalho como designer, fundando a Artek Ltda em 1935 para a construção e distribuição de seus móveis. Em 1940torna-se professor da Faculdade de Arquitetura do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. Em 1952 casa-se com Elissa Makiniemi, que se torna a responsável pelo seu escritório até 1994. A partir de 1955 torna-se membro da Academia Finlandesa.
Na arquitetura de Alvar Aalto o uso de formas geométricas básicas revela o racionalismo funcionalista que se iniciou em seus primeirostrabalhos e nunca saiu. No entanto, a utilização conjunta de linhas sinuosas tende a romper a ortogonalidade da caixa arquitetônica, com ênfase na materialidade do edifício, cuja composição não é fixo em fórmulas.
Isso faz com que suas obras sejam imbuídas de uma personalidade à distância da normalização funcional. A arquitetura de Aalto é um jogo livre de volumes e formas em movimento em uma clara...
tracking img