Hugo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª O mercado de trabalho esta interagindo com pessoas que procuram emprego especializado ou não especializado (Mão de Obra) e Empresas (Pessoas Jurídicas) que oferecem emprego num sistema econômicocapitalista - tendo uma função de mercado, local/cenário onde podemos comprar ou vender produtos e serviços. A Procura e a Oferta destes elementos é que fazem a diferença no mercado de trabalho dentrode um momento de desenvolvimento ou de recesso econômico de uma determinada região. População activa
É o conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos (em Portugal) que constituem a mão-de-obradisponível para a produção de bens e serviços destinados ao circuito económico (inclui os empregados e desempregados).

População empregada
É o conjunto de população que produz trabalho em troca debenefícios na forma de dinheiro ou outro.
População desempregada
É o segmento da população activa que está privada involuntariamente de emprego e que procura emprego.
 Taxa de desemprego
É a relação queexiste entre o número de desempregados e de população activa.

2ª A formação de profissionais ou a falta destes profissionais interfere no custo da produção, pois em determinado momento pode ocorreruma deflação ou em momento de escassez pode ocorrer uma inflação dos salários. Como por exemplo, um Médico para trabalhar na Região Norte do Brasil. Seu salário é 5 vezes maior que no Sul do Pais.
É alei da Ofertas e da Procura. Também vale para o mercado de trabalho que se renova cada dia, logo precisamos acompanhar este desenvolvimento já que acontece muito rapidamente na sociedade doconhecimento onde o saber viaja muito mais rápido que na sociedade medieval.

3ª O mercado de trabalho atual evoluiu e agora somente ter um diploma já não é mais suficiente. As exigências são muitas, vão de umsegundo idioma até um MBA no exterior. Graças às novas tecnologias, novas profissões surgiram, mas também diversas ocupações tradicionais foram e estão sendo transformadas, substituídas e até mesmo...
tracking img