Hst - pcmso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto federal de educação ciência e tecnologia da Paraíba
Disciplina: Segurança do Trabalho
Curso: Técnico em manutenção informática
Turma: Noite
Professora: Camila Gómez Fama
Alunos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pesquisa sobre:Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO)


Introdução

Esta pesquisa apresentará o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional,  previsto pela NR 7 (Norma Regulamentadora) – Instituído pela Portaria nº 3214 de 08 de Junho de 1978 do Ministério do Trabalho. Que tem por objetivo  a promoção e  a preservação dasaúde dos trabalhadores, levantando os riscos e detectando precocemente as doenças relacionadas a ocupação do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Além de mostrar a importância e etapas a serem obrigatoriamente observadas na elaboração do programa dentro de uma empresa.

2 Desenvolvimento

2 .1 - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO):

O programa de ControleMédico de Saúde Ocupacional (PCMSO) consiste em um conjunto de medidas realizadas no âmbito da saúde e segurança do trabalho, Tem por objetivo  a promoção e  a preservação da saúde dos trabalhadores,  visa levantar os riscos e detectar precocemente as doenças relacionadas a ocupação do trabalhador em seu ambiente de trabalho que vai desde uma lesão por esforço repetitivo até o problemaaudiométrico de audição e um problema de sobrecarga de peso em fim este programa ele foi instituído pela NR- 7 com o objetivo de detectar a máxima antecipação dessas doenças decorrentes do trabalho.

O Programa será realizado através de profissional competente que desenvolverá um estudo para reconhecimento prévio dos riscos ocupacionais existentes em cada local de trabalho.
Trata-se de uma pesquisa decampo feita através de visitas aos locais de trabalho para análise dos processos produtivos, postos de trabalho, informações sobre ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, atas da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e mapas de risco).
Com base nesse estudo, o médico vai confeccionar o programa e estabelecer os exames clínicos e complementares específicos para aprevenção ou detecção precoce dos agravos à saúde dos empregados da empresa.
Enfim, a empresa deverá planejar e implementar o seu PCMSO com base no risco que a atividade desenvolvida possa provocar à saúde dos seus empregados.
A prevenção deve observar a relação saúde x trabalho. Devem implementar o PCMSO todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores regidos pela Consolidação dasleis do trabalho (CLT).

2.2 Etapas que devem ser observadas para elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO :
Antes de elaborar o programa obrigatoriamente tem que se fazer a verificação física geral e preliminar, em todas as dependências do estabelecimento, objetivando identificar a presença de riscos profissionais (físicos, químicos, biológicos,mecânicos ou ergonômicos) por ventura existentes; estabelecendo metas, inclusive discutindo as prioridades com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho -SESMT, implantando as medidas de controle (proteção coletiva e individual) e avaliando periodicamente sua eficácia.

2.3 Implantação Programa deControle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO:
A obrigatoriedade da implantação do PCMSO é dada pela NR 07.seguindo os principais itens:
* 7.1.1 Esta NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de TODOS os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados , do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional , com o objetivo de promoção e...
tracking img