hsdoiahdioas

438 palavras 2 páginas
Radiação Solar

A radiação solar é um fenômeno de natureza electromagnética, propagando-se segundo um movimento ondulatório. A velocidade da mesma é de 300 000 km/s, levando apenas oito minutos até chegar a Terra.
A radiação solar, ao incidir sobre qualquer corpo, vai, em maior ou menor quantidade, sofrer uma mudança de direção, sendo reenviada para o espaço por reflexão. A esta relação dá-se o nome de albedo que varia em função da superfície. Albedo: é a razão entre a radiação solar refletida por uma superfície e a radiação total que sobre ela incide, o albedo varia consoante as características da superfície
Dependendo da quantidade de energia, a radiação pode ser considerada:
Não ionizante: é a mais conhecida por nós. Ela existe em muitas das coisas ao nosso redor: no forno de micro-ondas, no rádio, na bateria de celular, inclusive na luz visível e solar.
Ionizante: é emitida de núcleos atômicos instáveis, podendo causar ionização. Ela pode gerar tanto partículas (alfa, beta ou nêutrons) quanto energia (raios gama).

A maneira como a atmosfera se comporta em relação às radiações de ondas curtas e longas controla, em grande parte, o seu intercâmbio de energia com a superfície terrestre. O vapor d'água e o gás carbônico absorvem uma parte da radiação solar de ondas curtas, mas absorvem muito mais as ondas longas, emitidas pela Terra. De fato, o vapor d'água e o gás carbônico absorvem a maioria das radiações feitas pela superfície terrestre.

Iluminação Natural e Ventilação

O uso otimizado da luz natural em edificações usadas principalmente de dia pode, pela substituição da luz artificial, além de produzir uma contribuição significativa para a redução do consumo de energia elétrica, contribuir para a melhoria do conforto visual e bem-estar dos ocupantes. A luz natural possui uma variabilidade e qualidade mais agradáveis e apreciadas que o ambiente proporcionado pela iluminação artificial.
Para uma edificação ser energeticamente

Relacionados