Hsc- high speed cutting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HSC
High Speed Cutting
USINAGEM ULTRA RÁPIDA









Anderson L. dos Santos
Hudson Carvalho
Fabiano Scatolin
Marco Chagas
Deibson Bueno de Camargo
Bruno Fre
Cleber Carlos Lázaro




PROPÓSITO

O objetivo desta pesquisa é apresentar os conceitos, as vantagens e desvantagens, os objetivos e aplicações, os cuidados e recomendações para HSC.


CONCEITOSMÁQUINA FRESADORA → É a máquina cuja a ferramenta possui um movimento de rotação e que permite movimentar a peça em um, dois, três ou mais eixos (lineares ou giratórios). Foi elaborada para execução facilitada de peças prismáticas, ao contrário do torno que executa principalmente peças rotacionais (perfil de revolução).

HSC → A definição mais aceita é que usinagem em alta velocidade de corteé aquela que está de 4 a 6 vezes mais alta que a velocidade que convencionalmente se estaria usinando um determinado material.

DIAGRAMA DE SALOMONS → O diagrama de Salomons representa uma chave de leitura para a usinagem em alta velocidade: em todo material a ser usinado existe um campo de velocidade de corte onde a usinagem é mais difícil devido a elevada temperatura que é atingida.Aumentando-se a velocidade, podem ser usinados de forma correta e também reduzir o tempo de usinagem.

[pic]


ESTUDO HSC

A teoria sobre a qual Salomons obteve patente em 1931 a respeito da Usinagem com Altíssimas Velocidades de Corte , assume que “a uma determinada velocidade de corte (5-10 vezes mais elevada que na usinagem convencional), a temperatura de remoção de cavacos começará adiminuir...”. Conclui-se, então, “... há possibilidade de melhorar a performance & produtividade na usinagem à altas velocidades com as ferramentas convencionais...”
[pic]

- HSC deve ser entendida como o processo no qual as operações utilizam métodos e equipamentos de produção muito específicos. Não é simplesmente alta velocidade de corte.

- HSC não é necessariamente usinagem comaltíssima velocidade do fuso. Há muitas operações que utilizam velocidades moderadas do fuso e fresas não muito pequenas.

- HSC é utilizada nas operações de acabamento em aços endurecidos com velocidades de corte e avanços, no geral, de 4 a 6 vezes maiores se comparados a usinagem convencional.

- HSC tem por objetivo a usinagem para alta produtividade. Permite desbaste e acabamentofino em peças de qualquer tamanho.

- HSC será cada vez mais necessário quanto maior a necessidade de peças próximas do formato final.


OBJETIVOS

O objetivo do HSC é a alta taxa de avanço com alta remoção de cavaco gerando baixo tempo de usinagem e tempo de processo. Também se espera boa precisão na forma e bom acabamento superficial, sem rebarbas, evitando polimento manual.APLICAÇÃO

Conceitualmente:
- Em todos os materiais cortantes
- Em todas as operações de usinagem

Porém, por razões de ordem prática o HSC, no momento, só é viável em operações e aplicações que envolvam ferramentas rotativas sendo, atualmente, usada basicamente no fresamento.

MOLDES E MATRIZES

[pic]

[pic]

• Semi-acabamento e acabamento de aço e formas fundidas
•Objetivos
- Evitar polimento manual
- Alta precisão de forma
- Vida útil longa
- Pouca intervenção humana

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

[pic]



[pic]



[pic]

• Motor, Caixa de cambio
- Alumínio, Ligas fundidas

• Objetivos
-Vida longa e Acabamento Superficial, sem rebarbas
- Ciclo curto de trabalho

INDÚSTRIA AEROESPACIAL

[pic]

• Construção Integral- Alumínio, Ligas Maleáveis.

• Objetivos
- Máxima taxa de remoção
- Requisitos de potência

[pic]

[pic]







VANTAGENS



[pic]


DESVANTAGENS

• As altas taxas de aceleração e desaceleração e a partida e parada do fuso ocasionam um desgaste relativamente mais rápido das suas guias, roscas de acionamento e rolamentos – o que, freqüentemente, leva a...
tracking img