Houter, ok?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo Relacional

O Modelo Relacional representa a base de dados como uma coleção de relações. Uma relação é concebida como uma tabela de valores, cada linha da tabela representa uma coleção devalores de dados relacionados. Estes valores podem ser interpretados como fatos que descrevem uma entidade ou um relacionamento do mundo real. Os nomes de tabelas e nomes de colunas servem também paraauxiliar na interpretação do significado dos valores em cada linha de cada tabela.
O modelo relacional para gerência de bases de dados (SGBD) é um modelo de dados baseado em lógica e na teoria deconjuntos.
Em definição simplificada, o modelo baseia-se em dois conceitos: conceito de entidade e relação - Uma entidade é um elemento caracterizado pelos dados que são recolhidos na suaidentificação vulgarmente designado por tabela. Na construção da tabela identificam-se os dados da entidade. A atribuição de valores a uma entidade constrói um registro da tabela. A relação determina o modo comocada registro de cada tabela se associa a registros de outras tabelas.
O modelo relacional permite ao projetista criar um modelo lógico consistente da informação a ser armazenada. Este modelo lógicopode ser refinado através de um processo de normalização. Um banco de dados construído puramente baseado no modelo relacional estará inteiramente normalizado. O plano de acesso, outrasimplementações e detalhes de operação são tratados pelo sistema DBMS, e não devem ser refletidos no modelo lógico. Isto se contrapõe à prática comum para DBMSs SQL nos quais o ajuste de desempenho frequentementerequer mudanças no modelo lógico.
Os blocos básicos do modelo relacional são o domínio, ou tipo de dado. Uma tupla é um conjunto de atributos que são ordenados em pares de domínio e valor. Uma relvar(variável relacional) é um conjunto de pares ordenados de domínio e nome que serve como um cabeçalho para uma relação. Uma relação é um conjunto desordenado de tuplas. Apesar destes conceitos...
tracking img