Hotelaria

Sistema de custeio aplicado em um empreendimento do setor hoteleiro
Luiz Antônio Abrantes1 Jailson de Oliveira Arieira2 Airton Vidigal Santana Junior3
ISSN 1518-4342

REFERÊNCIA deste traballho: ABRANTES, Luiz Antônio; ARIEIRA, Jailson de Oliveira e SANTANA JR., Airton Vidigal. Sistema de custeio aplicado em um empreendimento do setor hoteleiro. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBREEMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 548-561.

Resumo Pretendeu-se, com este estudo, mostrar a importância da Contabilidade de Custos como ferramenta de controle e gestão e sua aplicação no setor de serviços, especificamente no ramo de hotelaria, com o objetivo de analisar seu desempenho econômico. Assim, o enfoque deste trabalhodireciona-se para a contabilidade financeira e a gerencial, pois ambas desempenham um papel importante como ferramenta de gestão. A primeira pautada nos princípios contábeis geralmente aceitos e obrigatória para fins fiscais e a segunda, por auxiliar o planejamento, informar sobre custos e facilitar a tomada de decisão. Para a obtenção dos dados desta pesquisa, foram efetuadas análises de relatóriose documentos da empresa referentes ao período de janeiro a dezembro de 2000 e as demais informações necessárias foram obtidas por meio de fontes secundárias, para que assim fosse possível trabalhar os dados através de planilhas do Microsoft Excel. Constatou-se a relevância dos dois critérios de custeamento aplicados, apresentando cada um deles suas vantagens práticas que, efetivamente, contribuempara que o processo de determinação de custos assegure a busca da eficiência empresarial.

1. INTRODUÇÃO Dentro do atual contexto competitivo, a gestão de custos se constitui num dos aspectos administrativos mais relevantes. O cálculo dos custos é fundamental para boa gestão de uma empresa e pode ser fator determinante no êxito ou fracasso do empreendimento econômico. Assim, a Contabilidade deCustos além da preocupação de resolver problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado passou a ser encarada como uma eficiente forma no auxilio ao planejamento, controle e tomada de decisão.

1 2

Doutorando em Administração – E-mail: abrantes@mail.ufv.br Mestre em Administração 3 Administrador

Anais do III EGEPE – Brasília/DF

No que diz respeito ao controle, sua maisimportante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar efetivamente o acontecido para comparação com os valores anteriormente definidos. No que tange ao processo decisório, seu papel reveste-se de suma importância, pois consiste na busca de informações sobre valores relevantes que dizem respeito àsconseqüências de curto e longo prazo, tais como a eliminação de linhas de produção ou serviço, fixação de preços de venda, opção de compra ou fabricação, etc. Dessa forma pode-se afirmar que o controle e o planejamento das atividades é de grande importância para qualquer organização, principalmente para aquelas que encontram na diversificação de suas atividades um meio para reduzir seus riscos.Neste sentido, a mensuração e avaliação de gastos nos serviços de hotelaria passam a ter uma relevante importância, visto que permite a adequação de políticas que visem a maximização dos lucros e a gestão racional dos custos, pois neste tipo de empreendimento é importante considerar a inexistência de estoques de produtos acabados e um aposento que não é vendido num determinado dia é consideradoperda. Dentro deste cenário e considerando as características do setor, a utilização da Contabilidade de Custos, aplicado à hotelaria, como ferramenta de gestão e controle torna-se um recurso de fundamental importância para que a empresa possa reduzir o grau de incerteza na tomada de decisões, e assim cumprir seus objetivos e sua missão. 2.1 – A Contabilidade de Custos Apesar de grande parte da...
tracking img