Hospitais da rede sentinela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

GERENCIAMENTO DE RISCO
HOSPITAIS DA REDE SENTINELA

SOROCABA
2012
ANA CLARA SANTOS FERREIRA MANÃO – A01035-1
CAROLINA ILDEFONSO BEFFA – A13CHJ-0
DIEGO VINÍCIUS TEIXEIRA FERREIRA – A23JEI-9
EVELIN DOS SANTOS VIEIRA – A123CB-1
JANAÍNA PEREIRA SILVA – A2355A-4
SILVANA CRISTINA CESÁRIO – A13928-1
TALITA INÁCIO GOMES DE MIRANDA – A0100I-1

GERENCIAMENTO DE RISCOHOSPITAIS DA REDE SENTINELA

SOROCABA
2012
1. Introdução

A Rede Sentinela é um projeto criado pelo setor de Vigilância em Serviços Sentinela, integrante da área de Vigilância em Eventos Adversos e Queixas Técnicas da Anvisa, em parceria com os serviços de saúde brasileiros (hospitais, hemocentros e serviços de apoio diagnóstico e terapêutica), Associação Médica Brasileira (AMB) e órgãos deVigilância Sanitária Estaduais e Vigilâncias Municipais.
A rede se comunica por meio da Comunidade Virtual em Vigilância Sanitária e em encontros presenciais regulares e programados.
O objetivo é construir uma rede de serviços em todo o País preparada para notificar eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde; insumos, materiais e medicamentos, saneantes, kits para provaslaboratoriais e equipamentos médico-hospitalares em uso no Brasil, para ampliar e sistematizar a vigilância de produtos utilizados em serviços de saúde e, assim, garantir melhores produtos no mercado e mais segurança e qualidade para pacientes e profissionais de saúde.
Essas informações integrarão o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Pós-Comercialização, com a finalidade de subsidiar a Anvisa nasações de regulação desses produtos no mercado.

Histórico

A Anvisa é responsável, conjuntamente com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, pela vigilância sanitária no País. É, ainda, a Anvisa quem define se um produto receberá registro e poderá ser comercializado no Brasil, bem como tem a responsabilidade de suspender esse registro e retirar os produtos do mercado se o desempenhodestes revelar problemas com a segurança ou eficácia.
A fase de registro se baseia na documentação apresentada pela empresa, que após análise e aprovação, gera autorização para comercialização durante um período de cinco anos, período em que o produto estará sujeito ao teste de uso e desempenho em grande escala.
A avaliação de desempenho de produtos de saúde durante este período, é fundamentalpara embasar as revalidações subseqüentes ou a retirada de produtos do mercado, caso haja evidência de agravos à saúde ou efeitos adversos relacionados ao seu uso.
Na prática, porém, há grandes dificuldades em se obter informação de boa qualidade a respeito do desempenho de produtos de saúde em uso no País, que possa subsidiar a tomada de decisões por parte da Anvisa.
Falhas em produtos de saúdeestão estreitamente relacionadas à qualidade de atenção prestada ao paciente e, não raro, podem ser responsabilizadas em agravos à saúde, seqüelas, e mesmo, mortes.
Outro aspecto a ser levado em conta é a ausência de tradição dos profissionais de saúde e dos dirigentes de serviços em notificar a ocorrência de falhas ou ocorrências envolvendo produtos de saúde.
Diante dessa realidade, adificuldade em obter notificação de reações adversas, agravos e queixas técnicas sobre produtos de saúde compromete a atuação da Anvisa, pois a notificação espontânea não tem atingido o volume e o grau de confiança desejáveis para embasar a regularização do mercado mediante reavaliações futuras de um dado produto.
A Rede Sentinela foi criada para responder a essa necessidade da Anvisa de obterinformação qualificada, enquanto cria um meio intra-hospitalar favorável ao desenvolvimento de ações de vigilância sanitária em hospitais, o que deve resultar em ganhos significativos de qualidade para os serviços e pacientes.
Os critérios de seleção privilegiaram a escolha de hospitais de grande e médio porte, que realizam ampla gama de procedimentos com a participação de tecnologias médicas variadas...
tracking img