Erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Erros
Uma grandeza Física pode ser determinada a partir de uma medição direta ou indireta. Na medição direta, comparamos o que queremos medir com um padrão ou utilizamos um instrumento de medida. Na medição indireta, o valor da grandeza procurada é determinado matematicamente a partir de outras medições de grandezas fundamentais (ex.: área de uma superfície, velocidade de um objeto, etc.).Quando efetuamos uma medida direta, esta está sujeita a erros, os quais podem ser de origem instrumental, do operador, do processo de medida, do ambiente. Geralmente, classificam-se os erros em erros grosseiros, erros sistemáticos e erros acidentais ou aleatórios. • Os erros grosseiros se devem à falta de prática ou distração do operador. Esses erros podem ser a escolha errada de escala de medição,erros de cálculo e podem ser evitados pela repetição cuidadosa da medição. Os erros sistemáticos afetam os resultados sempre no mesmo sentido, fazendo com que as medidas efetuadas estejam consistentemente acima ou abaixo do valor real, o que prejudica a exatidão da mesma. Os erros sistemáticos podem ser de origem instrumental, por exemplo, medidas de tempo com um relógio que sempre atrasa; podem serdevido ao método de observação, por exemplo, medir o instante da ocorrência de um trovão pelo ruído liberado; efeitos ambientais, por exemplo, medida de um dado comprimento que dependa da temperatura ambiente; ou simplificações no modelo teórico utilizado, por exemplo, não incluir o efeito da resistência do ar na medida do tempo de queda de um objeto a partir de uma dada altura. Os errosaleatórios ou acidentais são devidos ao operador e podem ser resultado de diversos fatores, como erro de leitura do instrumento de medida, erros de paralaxe, etc.





Os erros sistemáticos desviam os resultados sempre no mesmo sentido e os erros acidentais aumentam a dispersão dos mesmos. Dessa forma, os erros acidentais afetam a precisão e os erros sistemáticos afetam a exatidão dos resultados. Adetecção dos erros sistemáticos é feita por comparação com a medição de um padrão, e sua correção é feita por fatores de conversão adequados ou o erro é eliminado por calibração do instrumento. Os erros aleatórios, por sua vez, podem ser minimizados pelo aumento do número de medições, ou seja, diminuindo a probabilidade de ocorrência do mesmo acidente.

FATEC – 2012 – Introdução à Física –Prof.ª Danielle Amorim

1

Incertezas e algarismos significativos
Quando realizamos uma media de uma grandeza física, o resultado que obtemos não é apenas um número. Além da unidade, a medida também possui uma incerteza. Uma medida experimental determina da melhor maneira possível o valor de uma grandeza física, mas seu valor verdadeiro é sempre desconhecido. A expressão que é fornecida para oresultado da medida deve indicar este fato, e isto é feito através da determinação da incerteza experimental. A incerteza em uma medida representa, basicamente, a impossibilidade de construção de instrumentos absolutamente precisos – uma régua que leia bilionésimos de centésimos de milímetro, ou menores – e da existência de observadores absolutamente exatos. Quando temos uma régua em nossa mão, o quepodemos afirmar é que existe uma região, uma faixa de valores entre as quais o nosso resultado está. Tomemos como exemplo a seguinte situação: Considere que você possua três réguas, cada uma com diferentes escalas de medição: decímetros, centímetros e milímetros, para medir o tamanho de uma tira de papel (linha espessa na figura). A tabela 1 mostra os resultados obtidos das medições.

Figura 1Tabela 1

Quando você mede diretamente a tira de papel com a régua, todos os algarismos lidos, acompanhados de um último duvidoso, são chamados de algarismos significativos. Assim, compõem os algarismos significativos de uma medida, todos aqueles que temos
FATEC – 2012 – Introdução à Física – Prof.ª Danielle Amorim 2

plena certeza, mais um duvidoso. Qualquer algarismo que for colocado à...
tracking img