Hortas comunitarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruna Braga Cavalcante














HORTAS COMUNITÁRIAS





















palmas
2012
INTRODUÇÃO




O Projeto Hortas Comunitárias foi criado em 2003, vinculado ao Programa Fome Zero, e insere-se entre as políticas locais que visam ao aumento da oferta de alimentos. Fundamenta-se no modelo da agricultura urbana, a qual apresentavantagens comparativas à agricultura rural por integrar de forma mais eficiente produção, processamento e comercialização, oferecendo produtos mais frescos diretamente ao consumidor.
As hortas comunitárias (HCs) se destacam na agricultura urbana por permitirem às famílias pobres moradoras de áreas urbanas produzirem para autoconsumo, por gerar renda e trabalho nas regiões periféricas, além depossibilitar o abastecimento de creches, hospitais, escolas e outros projetos sociais. As hortas podem também ter um papel decisivo na criação de hábitos alimentares mais saudáveis.
O projeto visa, portanto, aumentar a oferta de alimentos para grupos sociais em situação de insegurança alimentar pela implantação de hortas, pomares e viveiros, com utilização de técnicas agroecológicas e gestãoassociativa. Os recursos aportados aos projetos são parciais e pressupõem que já exista alguma infraestrutura no local e suporte gerencial. Sua viabilização ocorre mediante transferência voluntária de recursos não reembolsáveis da União (convênios).
Vários resultados podem ser alcançados com a implantação do programa como: conservação da área, sem risco de invasão, baixo custo demanutenção, geração de renda e melhoria na qualidade de vida dos beneficiários. Valorização dos imóveis e disponibilidade de alimento saudável a baixo custo para a população do entorno.
Além de fonte de renda, as hortas também servem como forma de lazer e união entre as pessoas, dando qualidade de vida à comunidade. Hortas Comunitárias no Brasil




Em todo o território brasileiro o projeto Hortas Comunitárias tem como objetivo aumentar a oferta de alimentos de elevado poder nutritivo e melhorar as condições de vida de grupos sociais em situação de insegurança alimentar, por intermédio da implantação de hortas, viveiros, lavouras e pomares comunitários em espaços disponíveis nas áreas comunitárias.O objetivo principal é criar em todos os municípios hortas comunitárias na proporção das necessidades de seus habitantes, criando cursos de capacitação em diversas áreas relacionadas ao programa, sendo administrado por meio de associações que irão dirigir a organização com a participação do governo federal, estado e municípios atendendo aos interessados ao implantar e no atendimento dasinstalações dando suporte técnico e financeiro necessário. Para tanto, a disponibilidade de material didático é fundamental (apostilas, sementes, ferramentas e demais recursos).
A finalidade é que os trabalhadores e suas famílias que vivem em áreas rural e urbana, tenham a possibilidade de cultivar em conjunto, hortaliças para o seu próprio consumo e comercialização para complementar a rendafamiliar com a venda de excedentes da produção. E que as crianças sejam inseridas neste programa objetivando estimulá-las a entrarem em contato com a horta, mostrando seu cultivo e sua importância na alimentação, resultando sempre, nesses casos, a possibilidade de transformar áreas abandonadas em áreas produtivas, contribuindo para desenvolver uma maior conscientização quanto ao uso do meio em quevivem e o respeito às complexas relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente, além do incentivo do trabalho em conjunto.
O projeto deve ser realizado pela comunidade, com suporte de órgão da administração pública e/ou de entidades de assistência técnica agrícola. Toda produção destina-se ao consumo próprio da população local. O excedente deve ser comercializado,...
tracking img