Hord

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Horde
Condições
Como já sabemos, o Horde é um framework e por isso não funciona sozinho. Mas o que ele faz? O Horde é utilizado para que se possa desenvolver aplicativos em php de forma mais estável e automatizada. E que aplicativos em php são esses? Pois bem, como vimos, qualquer um! Os administradores de sistemas precisam, portanto, para utilizar um aplicativo qualquer feito sobre o Horde,dispor em sua máquina, além do próprio aplicativo, o Horde. Enfim, o Horde não executa nada por conta própria, e nem o fazem seus aplicativos, pois o Horde precisa estar em toda máquina que quiser rodar aplicativos Horde.

Dada a variedade de programas em php que podem ser construídos suportados pelo Horde, não existem configurações gerais de funcionamento dos aplicativos Horde. Vamos, neste curso,aprender os passos para o levantamento da plataforma web-mail IMP, o aplicativo Horde mais antigo e popular.
O IMP
IMP é uma sigla para Internet Messaging Program. Assim como existem softwares, como o Thunderbird e o Evolution, que acessam um servidor para receber e enviar e-mails, existem plataformas de e-mail interpretadas pelo browser que oferecem igualmente uma interface para o recebimento,envio e edição de e-mails. Um exemplo de web-mail poderia ser o Gmail, do Google, e o Hotmail, da Microsoft. Estes nomes não dizem respeito ao aplicativo utilizado, mas são somente uma marca. Podemos, ao final do curso, nomear nossos web-mails de Livre-mail, CdtcMail ou de qualquer outro nome. Os desenvolvedores do Gmail, por exemplo, não necessariamente utilizam o Horde. Entenderam a diferença? O IMPé somente uma interface entre um servidor real e um usuário de e-mail deste servidor. Para tanto, o IMP dispõe de suporte a IMAP e a POP3.

Mas o que é capaz de fazer esse tal de IMP? Com o lançamento da versão 3.2.8, o IMP ostentava as seguintes capacidades:
1. Busca em múltiplas caixas de e-mail;
2. Nomeação de identidades de e-mail;
3. Navegador hierárquico de caixa de e-mail;
4.Interface (mais) limpa e refeita.

Com o IMP 4.1.x, que é a atual versão estável, enquanto a 3.2.8 foi a útima mais estável, vieram as seguintes capacidades, entre outras:
1. Suporte à criptografia;
2. Suporte flexível à esquemas de caracteres;
3. Pastas virtuais para buscas salvas;
4. Um editor para mensagens em HTML com o qual aquilo que vemos é aquilo que vamos ter (WYSIWYG).Pré-requisitos
Para podermos instalar o IMP/Horde, alguns detalhes têm de ser preparados. Precisamos, é claro, do IMP (4.1.x) e do framework Horde (3.x)! Por se tratar de um aplicativo Horde, podemos imaginar, imediatamente, precisarmos do php instalado. Com certeza! No caso do IMP 4.1.x precisamos, mais especificamente de um php 4.3.0. Vejamos bem, se estamos a tratar de um gerenciador de e-mails, vamosprecisar do Imap instalado. Por fim, vamos também precisar, naturalmente, do Apache e de um banco de dados, que será o Mysql, instalados. Precisamos, enfim, dos seguintes pacotes:
1. apache;
2. php4;
3. uw-imapd;
4. imap-agent;
5. mysql-server;
6. imp4;
7. horde3.
8. php4-imap;
9. php4-mysql;
10. libapache-mod-php4;
11. php4-domxml;
12. gettext.
Atentem para ofato de que o php4 pode ter de ser atualizado em suas máquinas, e que, neste curso, utilizaremos o Apache 1.3. Mas aqueles que se sentirem a vontade para configurar o Apache 2 podem seguir seu caminho. Saibam que as versões que escolhi não são compulsórias nem são necessariamente as mais adequadas, foram somente as que eu escolhi para construir o curso. Em geral, entretanto, todos sabem, versõesmais novas são versões melhores.

Assumo que saibam instalar aplicativos em seus sistemas Linux, seja compilando pessoalmente, seja com um gerenciador de pacotes. Quem tiver disposição e segurança para compilar os pacotes por conta própria pode montar um servidor de configurações mais organizadas, talvez, de e-mails com a interface IMP, no sentido de que assim se pode controlar o local de...
tracking img