Hora da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1015 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUSA APARECIDA PIROLA MANHARELLI










PROPOSTA DE TRABALHO DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
OFICINA CURRICULAR: HORA DA LEITURA











ITOBI/SP
2013
PROPOSTA DE TRABALHO
HORA DA LEITURA

1.PUBLICO ALVO
Alunos de 1ª ao 5ºano do Ensino Fundamental – Ciclo I
2. DURAÇÃO
Aulas de 50 minutos
3. JUSTIFICATIVA
As atividades desenvolvidas nas oficinas curriculares“hora da leitura”, visam enfatizar a leitura de diversos gêneros adequados aos alunos do ensino fundamental. O principio norteador da hora da leitura é a formação de leitores. A escola é a grande responsável pelo fortalecimento entre alunos e a esfera escrita. A criança precisa passar para desenvolver o gosto da leitura.
O aluno irá se apropriar do vasto repertório se a escola garantir momentosespecialmente dedicados às práticas de leitura, em que seja possível explorar os diversos gêneros e estilos de obras consagrados.
Assim é importante assegurar para as oficinas curriculares “hora da leitura” práticas voltadas especialmente para o desenvolvimento da competência leitora de nossos alunos de maneira prazerosa, que desperte e cultive o desejo de ler.
A escola cumpre uma de suas maissignificativas funções ao realizar um trabalho comprometido com a intermediação da passagem do leitor de textos do cotidiano para o leitor de textos mais complexos, tal como circulam socialmente no mundo da cultura escrita.
4. Objetivos do Ensino Fundamental
É importante ressaltar que a “hora da leitura” irá ampliar e intensificar as ações já desenvolvidas nas aulas de língua portuguesa. Assim, suafinalidade é:
desenvolver atitudes e procedimentos que os leitores assíduos adquirem a partir da prática;
Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente ao que se refere ao ler para apreciar ou fruir e para conhecer.
possibilitar aos alunos do ensino fundamental momentos de saborear e compartilhar as ideias dos autores da leiturauniversal, em especial a literatura brasileira.
utilizar diferentes procedimentos didáticos que seduzam os alunos para a leitura.
otimizar a utilização do acervo existente na escola.

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Com base nos preceitos que introduzem estas diretrizes, as oficinas curriculares “Hora da Leitura” defendem um trabalho em que se considere a diversidade de gêneros e os diferentesníveis em que os alunos leitores se encontram. Por outro nãos se pode esquecer que o trabalho em Hora da Leitura deve estar coerente com o projeto pedagógico da escola tendo em vista a formação de leitores, e em sintonia com as demais áreas do currículo básico e as atividades das oficinas curriculares.
Além disso, poderão desenvolver atividades, explorando outras linguagens e estabelecendo relaçãoentre elas: do texto aos jogos tetrais ou jogos teatrais do texto; do texto escrito as artes visuais ou das artes visuais ao texto escrito, e assim da mesma forma, com a dança e a música.
Vale ressaltar a importância da realização de atividades de leitura que possibilitem a construção de significados a partir da interação entre alunos e leitores mais experientes.
Os professores deverão desenvolverum trabalho diferenciado com os alunos, lendo com eles, lendo para eles. É importante que também deem espaço para que eles discutem, critiquem , indiquem e comparem diversas linguagens textuais a partir de filmes e peças teatrais, preparem recitais e saraus.
Para o desenvolvimento do trabalho com a leitura, as situações didáticas devem privilegiar:
- uma seleção cuidadosa de textos, de acordocom o objetivo de cada atividade;
- estratégias de leitura: antecipação, inferência e verificação (“antes da leitura”, “durante a leitura” e “ depois da leitura”).
- atividades permanentes, tais como:
Leitura compartilhada: ler com o aluno – conversando e construindo o sentido do texto e ser próprio professor um leitos em formação permanente.
Leitura em voz alta pelo professor ou pelo aluno...
tracking img