honorario

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014


SITE: WWW.SCIELO PhD? Script
EDUCAR EM REVISTA
VERSAR IMPRENSA ISSN 0194-4060
EDU REVI Nº 29 CURITIBA 2007
ARTIGO http//: DX.ORG./101590/50104
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS NOVOS DIALAGOS FRENTE AS DIMENSÕES CONTEXTUAIS CONTEMPORANEAS




BEZERRA ( APUD MARIA DE FÁTIMA QUINTAL FREITAS)
Assim dentro dos trabalhos da educação popular aliados a praticas de alfabetização, nessa concepçãohistórica social crítica precisamos a busca e a criação de novos métodos e teorias, de inspiração e historicidade nacionais, que passam a substituir ou ao menos, nos diversos campos profissionais e entre eles também no campo da educação (BEZERRA, 1980).

As culturas implícitas na linguagem alfabética faz com que o analfabeto viva em uma sociedade letrada, desta forma as particularidades dosprocessos educativos de jovens e adultos, situando a busca dos sujeitos de uma relação com o saber, e as diferentes mediações da organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos tem haver com a questão da reciprocidade e acolhimento como, ações intencionais no processo ensino-aprendizagem.







SITE: PENSADORUOL.COM.BR/EDUCAÇÃO_rubem_Alves. Pensador –
Educação RubemAlves
Há escolas que são gaiolas e a escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.
Pássaros engaiolados são pássaros sem controle.
Engaiolados o seu dono pode levar para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre tem um dono.
Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássarosengaiolados.
O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o vôo, isso é elas não podem fazer, porque o vôo já nascem dentro dos pássaros. O vôo na podem ser ensinado. Só podem ser encorajados.
Rubem Alves (Bibliografia incompleta, p 35 )

Conforme Rubem Alves, a necessidade de transformação na educação brasileira, vai muito além do que pode ser vista. “Aescola tradicional é construída no modelo da linha de montagem, tempo mecânico. Então se transforma em uma experiência de sofrimento, e as crianças não aprendem. Eu acho que o caminho da reforma da educação não passa por novas tecnologias, nem novas ciências. Sendo romântico: passa pelo coração.”

Com esse modelo de ensino tradicional, não é possível o encorajamento do individuo ao voo. Sabemosque o voo é algo próprio dos pássaros, e as escolas que são as asas, logo se faz necessário escolas com educadores qualificados e pró-ativos, para o encorajamento do individuo para um voo cada vez melhor e mais alto.









SITE: Retrato do analfabetismo – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ...
Periódicosum./br.org/index.php/actadeLDPaine – 2007 – Artigos relacionados
Retrato doanalfabetismo. Algumas considerações no Brasil...
Paulo Freire (1964, governo João Goulart, movimento brasileiro de...

Analfabetismo BRITO (apud PAINI, 2007), defini que, saber e poder ler e escrever é uma condição tão básica econômica cultural e politica que a escola se tornou fundamental do ser humano, assim como moradia, emprego (BRITO, 2003. p 7) Os resultados de enquetes de hábitos de leiturapor sua vez, mostram que é senso comum falar que ler é importante e que as pessoas tem o desejo de poder ler, porém muitos dos que lêem não conseguem interpretar o texto lido.


Tal fato pode ser constatado em uma pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, envolvendo 32 países,
com o objetivo de medir a capacidade de leitura em 265 mil estudantes, nafaixa etária de 15 anos, pertencentes a escolas públicas e privadas. O estudo mostrou que os alunos brasileiros foram capazes de identificar letras, palavras e frases, mas não de compreender o sentido do que leram (Marques, 2002).

Esse dado revela uma situação problemática, que necessita aprofundamento, pois a persistência do analfabetismo leva-nos a compreender que as ações
Governamentais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • honorarios
  • honorarios
  • Honorários
  • Honorarios
  • honorarios
  • Honorários
  • Honorarios
  • honorarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!