Homu esportivus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais as relações entre natureza primeira e natureza segunda?
O homem não age movido somente pelas forças, impulsos e insintos oriundos da força primaria. Então o corpo humanodeixa de ser apenas natureza primeira para se tornar um grande campo experimental dos desejos, das visões, das esperanças e expectativas mais elevadas e das fantasias mais prodigiosas,isto é, os exercitos de conquistadores, impulsionados pela ciencia, pela tecnologia e por outros instrumentos e corporações de interesses em moda focalizando a sua atenção no corpo edeixa de ser tolerado como algo natural, fruto do destino e do acaso.A segunda natureza do homem quer dispor da primeira a seu bel-prazer quer torná-la cada vez menos natural, maiselaborada e produzida, quer dar-lhe uma segunda pele, fazendo assim que a primeira natureza desapareça progressivamente. Isto não se implica apenas a natureza que nos é exterior eenvolve, com implicações na dita crise ecologica, tambem o homem perde crescentemente a sua marca de essencia natural, tornando isso dificil a definição da relação entre natureza ecultura, entre o natural e o artificial.
Quais as concepções de corpo são apresentadas no texto?
O texto fala que desde o tempo dos primitivos até os dias de hoje o homem nãocessou de manifestar insatisfação com seu corpo, e de praticar nele um conforto entre o existente e o ideal, entre o ser e o querer.
O que o texto diz sobre o jogo da vida?Qual a relação entre aparência e essência, corpo e alma?

O que significa o homo esportivus?

Qual a relação entre o homo esportivus a transcendência e a superação?Qual a critica que se faz a tecnificação do mundo?

O que significa o "tornar-se o que se é" do filósofo Niestzsche?

Qual a relação entre esporte e ética?
tracking img