Logica programacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Fernando G. Cabral

Técnico Informática - Colégio Modelo




Trabalho sobre Lógica de Programação




Algoritmos

Definimos Algoritmo como a seqüência de passos que visam atingir um objetivo bem definido.

Os algoritmos são utilizados no dia-a-dia para a solução dos mais diversos problemas.

Alguns exemplos genéricos de algoritmos usados no nosso cotidiano são: umareceita de bolo, a solução de uma equação do 2º grau, uma pesquisa na lista telefônica, etc.

Elas podem ser vistas como uma serie finita e bem definida de passos ou regras que, quando realizadas, atingem um objetivo previamente definido.

Assim, outra definição para algoritmos poderia ser:

Algoritmo é a descrição de um conjunto de ações que, obedecidas, resultam numa sucessão finita depassos, atingindo um objetivo esperado.

Dessa forma, o que importa no algoritmo é o efeito das ações para a obtenção do resultado esperado.

São propriedades de algoritmos:

• ações simples e bem definidas (não ambíguas);

• seqüência ordenada de ações;

• seqüência finita de passos.


As etapas de entendimento do problema, criação de seqüência de ações everificação da adequação da solução são tarefas desempenhadas por pessoas. Já a execução das operações pode ser desempenhada por computadores.

Os computadores tem a capacidade de executar processos complicados e com grande quantidade de informações com rapidez e confiabilidade.



Programação

Programação é a seqüência de planejamento, projeto, escrita e testes de instruçõesdesempenhadas pelo computador. É uma arte e uma ciência. Arte porque existem muitas maneiras de se realizar o trabalho de programação. Existe espaço para uma considerável dose de criatividade. É também uma ciência, porque existem algumas regras que devem ser seguidas, porque é necessário o uso de lógica e porque existem alguns métodos rigorosos de programação que asseguram a eficiência, economia e a utilidadedos programas gerados.

O trabalho de programação pode se tornar mais fácil se o dividirmos sistematicamente em partes menos complexas (esta técnica denomina-se “dividir para conquistar”).

Um programa é considerado confiável quando conseguir fazer com que o computador cumpra com o objetivo proposto. Os programas construídos devem ser eficazes, realizando a tarefa definida e eficientes,utilizando os melhores meios para realizá-la.
O maior problema na construção de programas é a complexidade; esta complexidade representa a quantidade de situações diferentes que um problema pode apresentar e que devem ser previstas na solução do mesmo. Portanto, ao se construir um programa, o objetivo principal é vencer a complexidade do problema a ser solucionado.

Modelização (ou Resolução) doProblema : determinação do modelo de solução para o problema proposto na forma de um algoritmo computacional.

Assim, a elaboração de um algoritmo é o primeiro passo para a preparação de um programa de computador. Este algoritmo deve ser independente da linguagem de programação que será utilizada.

Implementação: é a transformação (ou codificação) do algoritmo em alguma Linguagem deProgramação adequada ao modelo elaborado.

Definições Importantes:

"Programas são formulações completas de algoritmos abstratos, baseados em representações específicas de dados." [Wirth]

"Programação Estruturada é a arte ou técnica de construir e formular algoritmos de forma sistemática." [Wirth]



ALGORITMOS COMPUTACIONAIS

O algoritmo é uma seqüência de instruções, onde cada instruçãorepresenta uma AÇÃO que deve ser entendida e realizada. Surge então uma Questão:

Como saber se já temos detalhes suficientes em um algoritmo para que a AÇÃO possa ser entendida e realizada ?

Vai depender do agente que irá executar o Algoritmo. No caso de algoritmos computacionais, sabemos que o computador possui um conjunto limitado de instruções e o algoritmo deve ser expresso nos...
tracking img