Homossexualismo e aborto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica do Salvador
Faculdade de Direito
Disciplina: Teologia
Professor: Josival
Aluno: Marcelo Vinícius de Oliveira Gomes
Turma: 21

Posicionamento teológico das Religiões sobre alguns temas polêmicos.

Apresentação:

Durante a segunda unidade foram apresentados e discutidos em sala diversos temas polêmicos. Polêmicos porque dividem opinião de pessoas, apresentamargumentos a favor e contra, e isso afeta campos como a Religião e o Direito.
Esses temas são: Pena de Morte, Clonagem e Transgênicos, Homossexualismo, Ecologia, Racismo, Prostituição, Drogas, Eutanásia e Aborto.
Durante os debates, algumas dúvidas foram esclarecidas e pudemos constatar que entre nossos colegas há grandes divergências acerca destas questões.
A seguir estarei apresentando a opinião dedeterminadas religiões a respeito do Homossexualismo e do Aborto.

HOMOSSEXUALISMO

O termo homossexual significa “do mesmo sexo”, ou seja, refere-se a indivíduos que têm interesse pelo mesmo sexo.
Veremos agora a posição de duas religiões sobre o assunto:

Budismo
Os budistas são indiferentes ao homossexualismo, eles não condenam e não apóiam, eles defendem que cada um tem o direito deviver sua vida como bem entendem, contanto que respeitem o próximo. Assim como eles acreditam que os homossexuais também merecem respeito. Toda pessoa é responsável por seus atos e não cabe a ninguém julgar.

Cristianismo
A homossexualidade é criticada pelo cristianismo, pois é avaliada como uma ordem contrária à vontade, à ordem natural de Deus. Os cristãos sustentam que nenhum outro tipo devivência sexual -que não seja a de homem e mulher- pode ser natural ou moralmente aceitável. Há alguns teólogos cristãos que discordam deste propósito, no entanto não é regra.
A seguir, texto bastante interessante que aborda o tema de Homossexualidade direcionada sobre o ponto de vista das diversas religiões.

Religião e Homossexualidade
por Ferdinando Martins

Não é difícil encontrar na mídiaalgum ministro religioso lançar frases discriminatórias e preconceituosas contra os homossexuais. Mais do que propor-se como um elo de ligação entre os seres humanos e o invisível, a religião dita normas de comportamento e transmite visões do mundo que podem se chocar com o que gays e lésbicas sentem e vivem. Numa perspectiva comparada, podemos observar que, de alguma forma, as principaisreligiões do mundo contemporâneo posicionam-se sobre os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

No judaísmo, a questão central é a aceitação do homossexual como ser humano, embora a homossexualidade seja condenada. Para Henry I. Sobel, presidente do rabinato da Congressão Israelita Paulista, “o judaísmo encara a relação homossexual como antinatural, contrariando a própria anatomia dos sexos,visivelmente concebido para as relações heterossexuais. Além disso, o ato homossexual obviamente não leva à procriação, que é uma das principais funções da sexualidade humana, embora, certamente, não a única. É importante, entretanto, fazer uma nítida distinção entre o ato homossexual e o homossexual como ser humano. Acredito que o indivíduo, no caso o homossexual, tem que ser aceito pela sociedade,independentemente das suas tendências sexuais serem aprovadas ou condenadas. A meta é integrar o homossexual, e não aliená-lo. O dever da religião em geral e do judaísmo, em particular, é estender a mão àqueles que se sentem marginalizados. Abrir as portas, abrir os nossos corações e não discriminar. Somos todos filhos de um único Deus”. No entanto, muitos gays e lésbicas judeus já estãoorganizados, questionando as interpretações ortodoxas do Talmud e da Torá (os livros sagrados para os judeus), como é o caso do World Congresso f Gay, Lesbian, and Bisexual Jewish Organizations e do Grupo GLS de Judeus Brasileiros. Em Israel, as relações homossexuais são permitidas por lei a partir dos 16 anos.

No caso do cristianismo, a questão é mais complicada, dada a diversidade de segmentos que...
tracking img