Configurando um servidor dns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de Computadores - DNS
Leonardo Souza1, Ronivon Rodrigues2
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Campus Inhumas

Resumo. Este artigo descreve os passos necessários para instalação e configuração da ferramenta BIND para manipulação de servidores DNS.

1. INTRODUÇÃO

1.1O que é DNS (Domain Name System)?

O DNS (Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema degerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
 Examinar e atualizar seu banco de dados.
 Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP`s).

2. Servidores de DNS

Os serviços de DNS da internet são, em poucas palavras, grandes bancos de dados espalhados em servidores localizados em várias partes mundo. Quando você digita um endereço em seu navegador,como www.google.com.br, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet (ou outros que você tenha especificado) que encontre o endereço IP associado ao referido domínio. Caso estes servidores não tenham esta informação, eles se comunicam com outros que possam ter.
Primeiramente temos o servidor raiz (root server), que pode ser entendido como o principal serviço de DNS e érepresentado por um ponto no final do endereço, como mostra o seguinte exemplo: www.google.com.

Repare que se você digitar o endereço exatamente como está acima - com ponto no final - em seu navegador, o programa encontrará o site normalmente. No entanto, não é necessário incluir este ponto, já que os servidores envolvidos já sabem de sua existência.
A internet conta com treze servidores raiz,sendo que dez se localizam nos Estados Unidos, dois na Europa (Estocolmo e Amsterdam) e um na Ásia (Tóquio). Quando uma falha, os demais conseguem manter o funcionamento da rede sem maiores complicações.
A hierarquia é seguida com domínios que conhecemos bastante, como .com, .net, .org, .info, .edu, .br, .me e várias outros. Estas são chamadas de gTLDs (Generic Top Level Domains - algo comoDomínios Genéricos de Primeiro Nível).
Há também terminações orientadas a países, chamadas de ccTLDs (Country Code Top Level Domains - algo como Código de País para Domínios de Primeiro Nível). Por exemplo: .br para o Brasil, .ar para a Argentina, .fr para a França e assim por diante. Há combinações também, como .com.br e .blog.br.
Depois, aparecem os nomes que empresas e pessoas podem registrar comestes domínios:os, como a palavra intrarl em intrarl.com ou google em google.com.br.
Como a hierarquia é descobrir qual IP é, consequentemente, qual servidor está associado a um domínio - processo chamado de resolução de nome - fica mais fácil, já que este modo de funcionamento permite um esquema de trabalho distribuído, onde cada nível da hierarquia conta com serviços específicos de DNS.
Paraentender melhor, veja este exemplo: suponha que você queira visitar o site www.google.com.br. Para isso, o serviço de DNS do seu provedor (ou outro que você especificar) tentará descobrir se sabe como localizar o referido site. Caso negativo, primeiramente consultará o servidor raiz. Este, por sua vez, indicará o servidor de DNS da terminação .br, que continuará o processo até chegar ao servidorque responde pelo domínio google.com.br, que finalmente informará o IP associado, ou seja, em qual servidor está o site em questão.
Os servidores de DNS que respondem por determinados domínios são chamados de autoritativos. Já os serviços responsáveis por receber consultas de DNS de máquinas clientes e tentar obter respostas com servidores externos são chamado de recursivos.
Perceba, nailustração, o esquema de distribuição: servidores de DNS apontam para o outro, até que o destino seja encontrado. No caso do servidor raiz, este possui meramente uma relação dos serviços de DNS responsáveis pelos domínios gTLD e ccTLD, sendo que estes se encarregam de dar sequência ao procedimento.

3. Instalando a ferramenta BIND

Primeiramente você precisado do pacote de instalação do BIND no caso...
tracking img