Homosexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
analisar a invenção do homossexual, ele
mostrou que identidades sociais são efeitos da forma como o conhecimento
é organizado e que tal produção social de identidades é “naturalizada”
nossaberes dominantes. A sexualidade tornou-se objeto de sexólogos, psiquiatras,
psicanalistas, educadores, de forma a ser descrita e, ao mesmo
tempo, regulada, saneada, normalizada por meio da delimitaçãode suas
formas em aceitáveis e perversas.

Teoria queer busca ir além das teorias baseadas na oposição homens x mulheres e também aprofundar os estudos sobre minorias sexuais (gays, lésbicas,transgêneros) dando maior atenção aos processos sociais amplos e relacionados que sexualizam a sociedade como um todo de forma a heterossexualizar e/ou homossexualizar instituições, discursos, direitos.

ATeoria queer propõe explicitar e analisar esses processos a partir de uma perspectiva comprometida com aqueles socialmente estigmatizados, portanto dando maior atenção à formação de identidadessociais normais ou "desviantes" e nos processos de formação de sujeitos do desejo classificados em legítimos e ilegítimos. Neste sentido, a Teoria queer é bem distinta dos estudos gays e lésbicos, poisconsidera que estas culturas sexuais foram normalizadas e não apontam para a mudança social. Daí o interesse em estudar o travestismo, a transsexualidade e a intersexualidade, mas também culturas sexuaisnão-hegemônicas caracterizadas pela subversão ou rompimento com normas socialmente prescritas

A Teoria queer recusa a classificação dos indivíduos em categorias universais como "homossexual","heterossexual", "homem" ou "mulher", sustentando que estas escondem um número enorme de variações culturais, nenhuma das quais seria mais "fundamental" ou "natural" que as outras. Contra o conceitoclássico de género, que distinguia o "heterossexual" socialmente aceito (em inglês straight) do "anômalo" (queer), a Teoria queer afirma que todas as identidades sociais são igualmente anômalas.

A...
tracking img