Homosexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Que tipo de manifestações de preconceito no ambiente de trabalho em relação a gays você tem observado?
- O preconceito, quase sempre, vem de duas formas: primeiro com piadas e insinuações taxativassobre a sexualidade do indivíduo. Em um segundo momento, se o homossexual errar no desenvolvimento normal de suas atividades, esse erro muitas vezes é relacionado ao fato dele ser homossexual. 
 
Oque a pessoa que sofrer preconceito pode fazer? 
- O primeiro passo para quem sofre com a homofobia em seu local de trabalho, sendo este dividido em setores, é ter uma conversa em particular com oseu superior hierárquico e relatar os acontecimentos, pedindo providências. Se a pessoa não for bem sucedida, poderá entrar em contato com o Centro de Referência GLBTT e os profissionais deste entrarãoem contato com os representantes legais da empresa, com a pretensão de efetuar palestras instrutivas sobre a natureza da homossexualidade e, ainda, esclarecendo sobre a legislação vigente, podendoinclusive multar a empresa negligente com ações homo fóbicas de seus empregados. É importante que a pessoa se respalde com o máximo de documentos, testemunhas e tudo o que poderá provar a discriminaçãosofrida. 
 
Ainda existem pessoas que são demitidas por serem gays?  
- Apesar de existir um preconceito patente em muitos segmentos profissionais, desconheço casos práticos no qual o trabalhadortenha sido demitido por ser homossexual. Se acontecer a rescisão de contrato por esse motivo, o indivíduo terá respaldo do seu direito na Constituição Federal, que garante que discriminação sejarechaçada. Além disso, existem legislações estaduais e municipais que proíbem a discriminação pela orientação sexual.   
 
O gay deve ou não sair do armário no trabalho?
- Acredito que cada caso é um casoe que, se o indivíduo optar por “sair do armário”, a aceitação dos colegas de trabalho em muito dependerá do comportamento profissional deste. O respeito será uma construção.

Opção sexual:...
tracking img