Homofobia na umbanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMOFOBIA NA UMBANDA
Na tradição afro-brasileira, foram identificadas distinções nas concepções de sexualidade e de homossexualidade, assim como na maneira de lidar com os sujeitos sexuais.Essas distinções resultam da matriz religiosa da umbanda, que incorpora elementos das religiões afro, do Kardecismo e do próprio catolicismo. Nesse sentido, observa-se uma maior moralidade porparte desse braço da tradição afro-brasileira do que no candomblé. Verificou-se, nos dois subconjuntos, a desvalorização das travestis e dos transexuais, assim como a dificuldade em se aceitar ocasamento religioso de parceiros do mesmo sexo. Os religiosos da tradição afro-brasileira também criticam a promiscuidade e estimulam seus filhos- de- santo e consulentes homossexuais aestabelecerem relações monogâmicas.


VIOLÊNCIA NA UNBAMDA
Por ano são registrados mais de 100 casos de violência contra umbandistas, por haver uma grande intolerância e preconceito pela sociedade.
Apolicia costuma invadir os terreiros e desrespeitam os frequentadores causando grandes desentendimentos .


A LUTA CONTRA O RACISMO AMBIENTAL NA UMBANDA
O que é racismo ambiental?
Sãotodas as injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicosvulnerabilizados e sobre outras comunidades, discriminadas por sua raça,origem ou cor.

UNBAMDA EMPROJETOS SOCIAIS
Cada terreiro de umbanda tem um projeto social oferecido em cada cidade, e o foco maior são abrigos para crianças e mulheres que sofrem abuso e violência domestica.

VIOLENCIA NOHINDUISMO
Em homenagem ao líder religioso hinduísta Mahatma Ghandi, é comemorado, em 30 de janeiro o dia mundial da não violência e da paz, a data foi escolhida por ter sido neste dia em que olíder foi assassinado por um fundamentalista hindu,em 1948. Ghandi é mundialmente conhecido pela sua militância em favor da paz e foi um dos grandes precursores do conceito de não violencia
tracking img