Homem e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA DE SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PROFESSOR: ERICK MELLO

Aula 01

A relevância dos temas científicos e tecnológicos na determinação das condições de vida dos seres humanoslevou a formação de um novo campo de pesquisas conhecido como ciência, tecnologia e sociedade

 O padrão de consumo da sociedade

moderna, juntamente com os resíduos que ela produz, tem causado aosrecursos naturais e a qualidade de vida dos indivíduos uma degradação constante. Os problemas globais de ordem econômica, ecológica e sócio cultural alcançaram patamares que a politica e a ciêncianão podem mais deixar passar em branco.

Fatores de dependência:
 O meio ambiente como espaço

 A tecnologia como fator evolutivo
 A sociedade como determinante

Primeiro momento “A Evoluçãoda Espécie Humana”
O primeiro hominídeo que andava ereto surgiu há aproximadamente 4 milhões de anos, na Era Cenozóica desaparecendo a 1,2 milhões de anos. Era lento em comparação à maioria dosanimais e se defendia com a utilização de armas e pedras.

 O homo habilis

remonta a um período entre 2,5 e 1,6 milhões de anos, na África. É possível que tenha evoluído para o homo erectus. Foramprovavelmente os primeiros a fazer utensílios de pedra simples eixos e artefatos lascados toscamente.

 O homo erectus, presumível

predecessor de nossa própria espécie (homo sapiens) surgiu naÁfrica, na Ásia e possívelmente na Europa. Este hominídeo se destaca pelo uso de utensílios de pedra em forma de gota, lascado em ambos os lados, e pelo "machado de mão”. Foi o primeiro membro dalinhagem humana a utilizar e controlar o fogo. Presumivelmente, evoluiu do homo habilis. Seus últimos representantes desapareceram há cerca de 300.000 anos.

 No homo sapiens ou "o

homem sábio",nossa própria espécie, o cérebro aumentou para o tamanho atual. Não há, sobre sua posterior evolução, uma clareza científica; aparentemente dividiu-se em duas linhas principais, a primeira dando...
tracking img